Activités métalinguistiques verbalisées concernant l'utilisation des virgules dans les manuscrits scolaires par des étudiants portugais nouvellement alphabétisés

Auteurs-es

  • Juliana Melo Ufal/Ifal
  • Eduardo Calil de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.229-245

Mots-clés :

Manuscrito Escolar. Vírgula. Sistema Ramos. Escrita infantil

Résumé

Cet article vise à analyser le métalangage de deux dyades d'enfants nouvellement alphabétisés lorsque la virgule est linéarisée dans leurs manuscrits scolaires. S'inspirant des travaux sur la ponctuation initiale, tels que Fabre (1990), Hall (1996), ainsi que des notions d'écriture collaborative vues dans Calil (1995, 2008, 2020) et Calil et al (2022), l'étude menée ici vise à compléter les réflexions menées sur les caractéristiques présentes dans les manuscrits d'enfants nouvellement alphabétisés, en analysant ce que dit l'enfant au moment précis où la virgule est insérée. Cette analyse a été possible grâce à la mise en œuvre du système Ramos dans notre méthodologie, qui nous a fourni des perspectives multiples sur notre objet d'étude. Les données analysées jusqu'à présent nous ont montré que les enfants sont sensibles à l'utilisation de la virgule, faisant preuve de sophistication en termes de choix et d'utilisation de cette ponctuation, sans pour autant que des réflexions métalinguistiques soient verbalisées à tout moment lorsque la virgule est linéarisée dans leurs écrits.

Traduit avec www.DeepL.com/Translator (version gratuite)

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Eduardo Calil de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Desde 1989, no início de minha vida profissional como professor-alfabetizador, atuo na área de aquisição, aprendizagem e ensino de língua materna, oral e escrita. Em minha dissertação de mestrado (Faculdade de Educação, USP, 1991), discuti a construção de Zonas de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky) durante situações de ensino e aprendizagem do princípio alfabético, envolvendo meus próprios alunos de 6 anos de idade. Em 1996, conclui o doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP), dando continuidade às investigações sobre aquisição de língua escrita, precisamente sobre a produção textual e criatividade (FAPESP/CAPES). Ainda em 1996, participei do PNLD, trabalhando desde então com avaliações de materiais didáticos diversos (livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil e infanto-juvenil), descritores e documentos curriculares (PCN, BNCC, dentre outros). Fui coordenador dos Programas de Formação de Professores (PROFA, 2001-2002) e PROLETRAMENTO (2007-2008), continuando a atuar também como assessor e consultor pedagógico. A pesquisa de doutorado foi publicada no livro Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas (Edufal, 1998), inaugurando os estudos brasileiros em Genética Textual e manuscritos escolares. Fiz o primeiro estágio de Pós-Doutoramento (2004, CAPES), no Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), sob a supervisão de Almuth Grésillon, O produto desse estágio está no livro Escutar o Invisível: Escrita e Poesia na Sala de Aula (Unesp/Funart, 2009). O segundo estágio de Pós-Doutorado (CNPq) foi realizado em 2010 no Laboratório Modèles, Dynamiques, Corpus (MODYCO, Université Paris Ouest Nanterre La Défense), sob a supervisão de Catherine Boré. Fundei, em 2010, o Laboratório de Manuscrito Escolar (LAME). Sou Professor-Associado ao Laboratório École, Mutations, Apprentissages (CY Cergy Paris Université, França), onde já atuei como Professor-Convidado (2011). Dessa parceria com a pesquisadora francesa resultou o livro L école, l écriture et la création: Études franco-brésiliennes (L Harmattan-Academia, 2013) e sua versão brasileira Criação textual na sala de aula (Edufal, 2015). Atuei como Pesquisador-Visitante na Harvard Graduate School of Education com o apoio da Fundação Fulbright/CAPES (2014), quando acompanhei o trabalho de Catherine Snow. Entre 2015 e 2017 coordenei o projeto Turing - Otimização de Sistemas Complexos: Redes de Conhecimento, Comunicação e Escritura (PRONEX/FAPEAL). Em parceria com Luísa A Pereira e o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (2016-2020), coordenei o projeto de cooperação internacional (Projeto InterWriting). Participei recentemente do programa de mobilidade internacional (British Academy/NewtonFund, 2018-2019), em colaboração com pesquisadora Debra Myhill e sua equipe do Centre for Research in Writing. Em 2022 cumpri estágio Sênior também nesse Centro de Pesquisa, quando recebi o título de Professor-Honorário da Universidade de Exeter (Reino Unido). Nosso trabalho resultou na publicação do artigo Dialogue, erasure and spontaneous comments during textual composition, na importante revista Linguistics and Education. Entre minhas contribuições mais relevantes para campo de estudos em aquisição da escrita está a concepção e elaboração do Sistema RAMOS (método para captura audiovisual e multimodal de processos de escritura no tempo e no espaço real de sala de aula). Atualmente, desenvolvo pesquisas relacionadas à análise de materiais didáticos aprovados pelo PNLD, com foco em propostas de oralidade, leitura, produção textual, análise linguística e Educação Literária. Paralelamente ao trabalho de formação de professores, tenho investigado as atividades metalinguísticas efetivadas por alunos e professores durante processos de escritura em sala de aula (Projeto MetaWriting/CNPq). Meus artigos estão publicados em diversas revistas nacionais e estrangeiras (francês e inglês).

Références

BALDWIN, S.; COADY, J.M. Psycholinguistic Approaches to a theory of punctuation. Ohio University: Journal of Reading Behavior, 1978.

BARBEIRO, L.F.; PEREIRA, L. A.; CALIL, E.; CARDOSO, I. Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico. Tejuelo. n. 35(2), p 45-76, 2022.

BORÉ, C. Modalités de la fiction dans l’écriture scolaire. Éditions l’Harmattan, collection Savoir et Formation, préface de Frédéric François, 2010.

BORÉ, C; CALIL, E. (Orgs.) L école, l écritutre et la création : Études franco-brésiliennes. 1. ed. Louvain-la-neuve: L Harmattan-Academia s.a., 2013. v. 1.

BORE, C., CALIL, E., AMORIM, K. L. (2015) Etude comparative des formes de discours rapportés dans des contes des origines chez des scripteurs français et brésiliens (7–8 ans) : premiers résultats. SHS Web of Conferences, Volume 16, 2015, 9th International Conference : “Literacies and Effective Learning and Teaching for All” / “Littéracies, apprentissage et enseignement pour tous”. https://doi.org/10.1051/shsconf/20151602001

CALIL, E. Autoria: (e)feitos de relações inconclusas (um estudo de práticas de textualização na escola). Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, 1995. (Tese de Doutorado).

___________. Escutar o invisível: escritura e poesia na sala de aula. São Paulo: UNESP, 2008.

Calil, E. Dialogues between two pupils during the process of writing a fictional story. Verbal erasures and their forms of representation. In F. Cooren & A. Létourneau (Eds.), (Re)presentations and dialogue (pp. 325–341). John Benjamins Publishing Company, 2012.

CALIL, E. Dialogisme, hasard et rature orale Analyse génétique de la création d un texte par des élèves de 6 ans. In: Eduardo Calil; Catherine Boré. (Org.). L’école, l’écritutre et la création : Études franco-brésiliennes. 1ed.Louvain-la-neuve: L Harmattan-Academia s.a., 2013, v. 1, p. 157-188

___________. Sistema Ramos: método para captura multimodal de processos de escritura a dois no tempo e no espaço real da sala de aula. Alfa, 64, 2020.

___________; FELIPETO, C; AMORIM, K; BORÉ, C. A gênese de vírgulas em histórias inventadas por alunas recém-alfabetizadas: identificação de atividades metalinguísticas a partir de inscrições gráficas e comentários espontâneos. São Paulo: Alfa. v. 66, 2022.

___________; CORDEIRO, Mayara (2023) Rasura oral e problema ortográfico: ativação de atividades metalinguísticas durante a linearização de um acrônimo. In: Miguel Oliveira e Ana Clara Magalhães de Medeiros (orgs.). 30 anos do PPGLL. Campinas: Pontes, 261-281.

CALIL, E.; MYHILL, D. (2020) Dialogue, erasure and spontaneous comments during textual composition: What students’ metalinguistic talk reveals about newly literate writers’ understanding of revision. Linguistics and Education, 60, (1-15). https://doi.org/10.1016/j.linged.2020.100875 H5:29

CAMPS, A. Metalinguistic activity in language learning. In: RIBAS, T.; FONTICH, X.; GUASCH, O. Grammar at School: research on metalinguistic activity in language education. vol. 23, 2014.

COSTA, A.L. A pontuação como Janela para a consciência sintática. Revista da Associação Portuguesa de Linguística. n. 9-10, p 55-74, 2022.

DOQUET, C. L’écriture débutant : pratiques scripturales à l’école élémentaire. Presses Universitaires de Rennes, 2011.

EDELSKY, C. Development of writing in a bilingual program. Arizona: Dept. of Elementary Education, 1982.

FABRE, C. Les Brouillons D’écoliers ou l’entrée dans l’écriture. Grenoble: L’Atelier du Texte, 1990.

___________. Das variants do rascunho ao curso preparatório. Debates em Educação, v. 5, p. 22-65, 2013.

FELIPETO, C. Rasura e equívoco no processo de escritura em sala de aula. Londrina: EDUEL, 2008. 168 p

___________. C. Funções da rasura em processos de escrita colaborativa no ensino fundamental. São Paulo: Manuscrítica, n. 38, p 8-20, 2019.

FERREIRO, E.; PONTECORVO, C. Chapeuzinho Vermelho aprende a escrever. São Paulo: Ática, 1996. 229 p

HALL, N. Introduction and overview: in Hall & ROBINSON, A. Learning about punctuation. (pp 3-36). Clevedon: Multilingual Matters LTD, 1996.

___________; N. Young Children’s use of graphic punctuation. Language an Education. vol. 13, nº. 3, 1999.

___________; SING, S. Listening to children think about punctuation. 2009.

IVANIC, R. Linguistics and the Logic of Non-standard Punctuation [Lancaster Papers in Education, No. 51]. Lancaster: Department of Linguistics and Modern English Language, Lancaster University, 1988.

MOURA, Karolynne Kaya Maria Amorim; CALIL, Eduardo; VANDERLEI, Kariny Louizy Amorim da Rocha. Ocorrência de rasuras orais e ativida- des metalinguísticas em processos de escritura a dois. Revista Lingua- gem em Foco, v.15, n.1, 2023. p. 75-91. Disponível em: https://revistas.uece. br/index.php/linguagememfoco/ar- ticle/view/6760.

MYHILL, D.; NEWMAN, R. Metatalk: enabling metalinguistic discussion about writing. International Journal of Education Research, 80, p. 177-187, 2016.

___________; JONES, S.; WILSON, A. Writing conversations: fostering metalinguistic discussion about writing. Routledge. v. 31, n. 1, p. 23-44, 2016.

OLIVEIRA, Dayane Rocha de, FELIPETO, Cristina. Genética Textual: um estudo sobre os tipos e as funções das rasuras em manuscritos de alunos recém alfabetizados. In: Max Silva da Rocha, Marcos Suel dos Santos, Patrícia Rodrigues Tomaz (organizadores). Discurso e texto em diferentes domínios sociais. Teresina: Editora Pathos, pp. 170-187, 2022.

SALEH, P. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. São Paulo: Delta. v. 33, n. 4, 2017.

VIEIRA, I. L. Aquisição da escrita: o que as crianças sabem sobre a pontuação que usam. São Paulo: Revista de Letras. v. (1/2), n. 31, p. 17-24, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-01

Comment citer

MELO, Juliana; CALIL DE OLIVEIRA, Eduardo. Activités métalinguistiques verbalisées concernant l’utilisation des virgules dans les manuscrits scolaires par des étudiants portugais nouvellement alphabétisés. Revista Leitura, [S. l.], n. 82, p. 229–245, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202482.229-245. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16856. Acesso em: 17 sept. 2024.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.