A docência à deriva
entre a tecnologia do futuro e a precariedade do presente
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16490Palavras-chave:
Tecnologias educacionais, Trabalho docente, Professor temporário, EdtechsResumo
O artigo problematiza as reconfigurações do trabalho docente frente o avanço da indústria de tecnologias educacionais digitais no Brasil. A pesquisa bibliográfica e documental, constata que o fenômeno cultiva a desvalorização da função pública.
Downloads
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à inter-net. 2022. Disponível em < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/em-2021-82-dos-domicilios-brasileiros-tinham-acesso-internet> . Acesso em: 11 out. 2023.
ARAGÃO, Rodrigo Camargo; OLIVEIRA, Vera Lúcia Menezes de Paiva e; GOMES JU-NIOR, Ronaldo Corrêa. Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecno-logias digitais. Calidoscópio, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 557–566, 2017. Disponível em < https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.14> . Acesso em: 26 set. 2023.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educa-ção a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BAHIA.Plataforma Anísio Teixeira. Tabela periódica de aplicativos. Disponível em: http://pat.educacao.ba.gov.br/recursos-educacionais/conteudo/exibir/18898. Acesso em 06 out. 2023.
BARBOSA, Mariana. Pós-Verdade e fake news: Reflexões sobre a guerra de narrativas. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019. 128 p.
BONINGER, Faith; MOLNAR, Alex; SALDAÑA, Christofer M.. Personalized Learning and the Digital Privatization of Curriculum and Teaching. Boulder (Colorado, Estados Uni-dos): National Education Policy Center, 2019. Disponível em < https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED595239.pdf> . Acesso em 31 ago. 2023.
BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Notas Taquigráficas – íntegra das sessões – 04/08/2022. 2022. Disponível em < https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/notas.html> . Acesso em: 7 mar. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2011, 2015, 2020.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educa-ção Digital e altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. 2023. Disponível em < https://legis.senado.leg.br/norma/36763658/publicacao/36765691> . Acesso em 5 mar. 2023.
BRASIL. SENADO FEDERAL. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. Relatório CE PL 4513/2020 do Senador Esperidião Amin. 2022. Disponível em < https://bit.ly/40wo8xe>. Acesso em: 13 mar. 2023.
BULGER, Monica. Personalized Learning: The Conversations We're Not Having. Educa-tion Today, v. 22, n. 1, 2016. Disponível em < https://www.datasociety.net/pubs/ecl/PersonalizedLearning_primer_2016.pdf> . Acesso em: 31 ago. 2023.
COSTA, Renata Maria Paiva da; SILVA, Antônio Valricelio Linharesda; NETO, Enéas de Araújo Arrais. Aspectos nefastos da pandemia da Covid-19 sobre a política de educação no Brasil. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e29310313313-e29310313313, 2021.
CRUZ-JESUS, Frederico et al. The education-related digital divide: An analysis for the EU-28. Computers in Human Behavior, v. 56, p. 72-82, 2016. DOI: 10.1016/j.chb.2015.11.027.
DAVIES, Huw; EYNON, Rebecca; KOMLJENOVIC, Janja; WILLIAMSON, Ben. Education Data Futures: An Essay Collection. In: LIVINGSTONE, S.; POTHONG, K. (Orgs.). EDUCATION DATA FUTURES: Critical, Regulatory and Practical Reflections. London, 2022, p. 81-92. Disponível em< https://bit.ly/463FsN2>. Acesso em 25 set. 2023.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTR, 2007.
DOLAN, Jennifer E. Splicing the Divide: A Review of Research on the Evolving Digital Divide Among K–12 Students. Journal of Research on Technology in Education, v. 48, n. 1, 2016, p. 16-37. Disponível em < https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15391523.2015.1103147> . Acesso em: 4 jan. 2023.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influ-enciar eleições. São Paulo: Vestígio, 2019. 192 p.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida. Professor: protagonista e obstáculo da re-forma. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 531-541, set./dez. 2007.
GALZERANO, L. S. Políticas educacionais em tempos de pandemia. Argumentum, v. 13, n. 1, p. 123–138, 2021. Disponível em:. Acesso em < https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/33045> 13.out.2023.
GOLLAC, Michel, VOLKOFF, Serge. Les conditions de travail. Paris: La Découverte, 2007.
GOMES, Gilvaneide Francisca; SOUZA, Ricardo André C. de. Transformação Digital na Educação para fomentar Competências Digitais. In: Concurso Alexandre Direne (Ctd-Ie) - Dissertações De Mestrado - Congresso Brasileiro De Informática Na Educação (Cbie), 11, 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 62-73. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226361. Acesso em 25 set. 2023.
HAMILTON, Edward C.. Technology and the politics of university reform. New York: Palgrave Macmillan, 2016.
INSTITUTO CLIMA E SOCIEDADE. Luz e gás consomem mais da metade da renda de 46% dos brasileiros. 2021. Disponível em < https://climaesociedade.org/luz-e-gas-consomem-mais-da-metade-da-renda-de-46-dos-brasileiros/> . Acesso em: 11 out. 2023.
LINDH, M.; NOLIN, J. Information We Collect: Surveillance and Privacy in the Implemen-tation of Google Apps for Education. European Educational Research Journal, v. 15, n. 6, p. 644–663, 2016. Disponível em < https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1474904116654917> . Acesso em: 4 jan. 2023.
LINHART, Danièle. Modernisation et précarisation de la vie au travail. Papeles del Cen-tro de Estudios sobre la Identidad Colectiva (CEIC), n. 49, 2009.
LOIOLA, Daniel Felipe Emergente. Recomendado Para Você: o impacto do algoritmo do youtube na formação de bolhas. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pro-grama de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Federal de Minas Ge-rais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6GEZC/1/disserta__o_daniel_loiola__final_.pdf> . Acesso em: 30 ago. 2023.
MA, Josef Kuo-Hsun. The digital divide at school and at home: A comparison between schools by socioeconomic level across 47 countries. International Journal of Compara-tive Sociology, v. 62, n. 2, 115–140, 2021. Disponível em < https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/00207152211023540> . Acesso em: 4 jan. 2023.
MACHADO, Flávia Cristina; LIMA, Maria de Fátima Webber Prado. O uso da tecnologia educacional: um fazer pedagógico no cotidiano escolar. Scientia Cum Industria, v. 5, n. 2, p. 44-50, 2017. Disponível em < http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5280/pdf> . Acesso em: 4 set. 2023.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política – Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MEDEIROS, Handerson B.; NUNES, Isabel D.; ARANHA, Eduardo. Avaliação de Habili-dades e Competências do Século XXI a partir do Comportamento do Estudante em Jo-gos Digitais . In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCA-ÇÃO (DESAFIE!), 7. 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Com-putação, 2018. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3104. Acesso em 25 set. 2023.
MELLO, Celso Bandeira de. Curso de direito administrativo. São Paulo: Malheiros Edi-tores, 2010.
MELLO, Patrícia Campos. A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. 296 p.
NEMORIN, S. Post-panoptic pedagogies: The changing nature of school surveillance in the digital age. Surveillance & Society, v. 15, n. 2, p. 239-253, maio 2017. Disponível em: < https://orcid.org/0000-0002-8668-8859> . Acesso em: 4 jan. 2023.
O'NEIL, Cathy. Algoritmos de Destruição em Massa. São Paulo: Intrínseca, 2021. 342 p.
PAIVA, Ana Amélia Pereira de. A utilização de aplicativos e ferramentas tecnológicas em salas de aula do novo ensino médio. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ci-ências e Educação, v. 9, n. 7, p. 1100-1115, 2023. Disponível em < https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10674> . Acesso em: 4 set. 2023.
PARISER, Eli. A bolha da filtragem: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 252 p.
PICCIANO, A. G.; SPRING, J. The great American education-industrial complex. New York: Routledge, 2013.
PINTO, G. (2012). O Toyotismo e a Mercantilização do Trabalho na Indústria Automotiva do Brasil. Caderno CRH, n. 25, v. 66, p. 535-552. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-49792012000300010. Acesso em: 10 out. 2023.
PRADO, Magaly. Fake news e inteligência artificial: O poder dos algoritmos na guerra da desinformação. Lisboa: Digitaliza Conteudo, 2022. 424 p.
QUEIROZ, Natália Fabiana Lima; SILVA, Roseane Amorim; DE SOUSA, Marília Rosália Cordeiro Antas. Os efeitos da pandemia da COVID-19 no processo educacional no Bra-sil entre os anos de 2020 e 2021. Revista Thema, v. 21, n. 2, p. 548-562, 2022.
REGAN, Priscilla; STEEVES, Valerie. Education, Privacy and Big Data Algorithms: Tak-ing the Persons out of Personalized Learning. First Monday, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3Ep50rq. Acesso em: 31 ago. 2023.
REIS, Viviane. Juventude e cultura digital. Educação por Escrito, v. 13, n. 1, e40140, 2022. Disponível em < https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/40140> . Acesso em: 4 set. 2023.
ROBERTS-MAHONEY, Heather; MEANS, Alexander j.; GARRISON, Mark J.. Netflixing human capital development: personalized learning technology and the corporatization of K-12 education. Journal of Education Policy, v. 31, n. 4, p. 405-420, 2016. Disponível em < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02680939.2015.1132774> . Acesso em: 31 ago. 2023.
RODRIGUES, Ana Luísa. Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores – estudos de caso em Portugal. Revista Contrapontos, v. 18, n. 4, p. 354-373, 2019. Disponível em < https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/13016> . Acesso em: 4 set. 2023.
RODRIGUES, Fernanda Ribeiro da Silva. O processo educacional e a tecnologia na es-cola. Minerva Magazine of Science, p. 1-36, 2020. Disponível em < https://www.minerva.edu.py/articulo/243/> . Acesso em: 4 set. 2023.
SANTOS, Jarles Tarsso Gomes; BURLAMAQUI, Aquiles Medeiros Filgueira. Tecnologias digitais desenvolvidas para o ensino por competências e habilidades no ensino funda-mental após a BNCC: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020.
SANTOS, Sueli Maria de Araújo Vieira; GONÇALVES, Hélio c. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 4, p. 49-57, 2023. Disponível em < https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/216> Acesso em: 4 set. 2023.
SEGURADO, Rosemary. Desinformação e democracia: A guerra contra as fake news na internet. São Paulo: Editora Hedra, 2021. 130 p.
SELLAR, S. Transparency and opacity: Levinasian reflections on accountability in Aus-tralian schooling. Educational Philosophy and Theory, 47(2), p. 118-132, 2015.
SELWYN, N. Data entry: towards the critical study of digital data and education. Learn-ing, Media and Technology, V. 40, N. 1, p. 64 – 82, 2015. Disponível em < https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2014.921628> . Acesso em: 4 jan. 2023.
SENADO NOTÍCIAS. Estudo aponta que falta de saneamento prejudica mais de 130 milhões de brasileiros. 2022. Disponível em < https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2022/03/estudo-aponta-que-falta-de-saneamento-prejudica-mais-de-130-milhoes-de-brasileiros> . Acesso em: 11 out. 2023.
SOUZA, Renata Ferreira de. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista, n. 49, p. 103-120, 2013. Disponível em < https://www.scielo.br/j/er/a/v96Y4G9VS9fbKyQr87cRJ6r/?lang=pt> . Acesso em: 13.out. 2023.
TUFEKCI, Zeynep; WILSON, Christopher. Social Media and the Decision to Participate in Political Protest: observations from tahrir square. Journal Of Communication, [S.L.], v. 62, n. 2, p. 363-379, 6 mar. 2012. Oxford University Press (OUP).. Disponível em < https://academic.oup.com/joc/article-abstract/62/2/363/4085823> . Acesso em: 30 ago. 2023.
VIEIRA, Márcia; SILVA, Carlos Manuel Seco. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista brasileira de informática na educação, v. 28, p. 1013-1031, 2020.
Williamson, Ben. Making markets through digital platforms: Pearson, edu-business, and the (e)valuation of higher education. Critical Studies in Education, v. 62, n. 1, p. 50-66, 2021b. Disponível em < https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17508487.2020.1737556> . Acesso em: 11 out. 2023.
WILLIAMSON, Ben. Meta-edtech. Learning, Media and Technology, v. 46, n. 1, p. 1-5, 2021a. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2021.1876089. Acesso em: 11 out. 2023.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020. 800p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).