Tecnologias digitais de informação e comunicação na escola

silenciamento e evidências no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18014

Palavras-chave:

Escola, Tecnologia Digital, Prática docente

Resumo

Este artigo objetiva compreender quais estratégias pedagógicas estão sendo adotadas pelas professoras alfabetizadoras no enfrentamento das dificuldades relacionadas ao acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto pós-pandemia em Alagoas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa (Sampieri; Collado; Lucio, 2013), desenvolvida pelo coletivo AlfaRede, a qual articulou dados de um survey com o material coletado no evento discursivo de grupo focal (Gatti, 2005). Utilizou-se a análise de conteúdo, conforme os pressupostos de Bardin (2011). O corpus de análise, delimitado nesse texto, consiste nos enunciados representativos de um grupo focal realizado em Alagoas. Os resultados indicam que, apesar do silenciamento das redes de ensino, dos desafios enfrentados referentes ao não acesso na escola a uma rede de internet, da disponibilidade precária de recursos tecnológicos, no contexto pós-pandemia, as professoras alfabetizadoras demonstraram de certo modo conhecimento relacionado à usabilidade de recursos digitais e enunciaram tentativas de proporem atividades com o uso das tecnologias. A investigação evidencia também tentativas de produção de materiais, que implica na mobilização de conhecimentos relacionados ao letramento digital das professoras alfabetizadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFAL). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL).

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas. E-mail: adricavalcanty@hotmail.com.

Jânio Nunes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). É professor adjunto na UFAL, atuando nas disciplinas pedagógicas da Faculdade de Letras. Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC).

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª ed. - São Paulo: Cortez, 2011.

ALFABETIZAÇÃO em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 – Relatório Técnico (Parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 185-201, dez. 2020.

ALVES, L. et al. Tecnologias digitais nos espaços escolares: um diálogo emergente. In: FERRAZ, O. (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019.

ANECLETO, U. C.; OLIVEIRA, M. C. N. Tecnologias digitais, pedagogia dos multiletramentos e formação de professor: caminhos da pesquisa colaborativa. In: FERRAZ, O. (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019.

BALL, S. J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, 2001, p. 99-116.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021. Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Brasília, DF, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (versão final). 2017. Disponível em:chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 06 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

GROSSI, M. G. R. et al. A exclusão digital: o reflexo da desigualdade social no Brasil. Nuances, v. 24, n. 2, maio/ago., 2013, p. 68-85.

HETKOWSKI. T. M.; MENEZES, C. N. Práticas de multiletramentos e tecnologias digitais: múltiplas aprendizagens potencializadas pelas tecnologias digitais. In: FERRAZ, O. (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Tradução: Petrilson Pinheiro. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

NONATO, E. R. S.; SALES, M. V. S. Educação e os caminhos da escrita na cultura digital. In: FERRAZ, O. (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., v. 42, 2021, p. 1-16.

REZENDE, M. V. O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas. Texto livre: linguagem e tecnologia, v. 9, n. 1, 2016, p. 94-107.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 91-111, jul./dez. 2016.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. [s.l., s.n], 2020a. 1 vídeo (1h 24min 11seg). Publicado pelo canal do Gellite Ufal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XgaTuaZH8O0.

RIBEIRO, A. E. Educação e tecnologias digitais: ciclos de precariedade diante da pandemia. [s.l., s.n], 2020b. 1 vídeo (1h 33min 25seg). Publicado pelo canal da Associação Brasileira de Linguística. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-lfTZT7oFI.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. del P. B. Metodologia de Pesquisa. Trad. Daisy Vaz de Moraes. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, 2002, p. 143-160.

SOARES, M. B. Alfabetização e letramento: na cultura do papel e na cultura das telas. [s.l., s.n.], 2021a. 1 vídeo (2h 27min 58seg). Publicado pelo canal Gellite UFAL. Disponível em: https://youtu.be/okVYiJPNqe8. Acesso em: 06 ago. 2024.

SOARES, M. B. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021b.

SORJ, B.; GUEDES, L. E. Exclusão digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Novos Estudos, n. 72, jul., 2005, p. 101-117.

VELOSO, G. M. et al. Ensino Remoto Emergencial em Minas Gerais: novas configurações na relação família-escola? In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.). Retratos da Alfabetização na pandemia da Covid-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022, recurso digital, p. 48-68.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019.

Downloads

Publicado

2024-11-10

Como Citar

GALVÃO, Érica Raiane de Santana; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; SANTOS, Jânio Nunes dos. Tecnologias digitais de informação e comunicação na escola: silenciamento e evidências no pós-pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18014, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18014. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18014. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.