Pensamento crítico nos anos iniciais do ensino fundamental

análise de uma atividade aplicada no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18250

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Brasão de Armas Pessoal, Proposta didática

Resumo

O Pensamento Crítico (PC) coloca-se como parte essencial na construção de uma sociedade democrática pautada na responsabilidade cidadã. Diante disso, este trabalho possui como objetivo analisar a potencialidade de uma atividade, qual seja o Brasão de Armas Pessoal, no processo de mobilização de capacidades do PC em estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada no estado do Paraná, no Brasil. A partir disso, realizamos a análise qualitativa das produções de 18 estudantes. Da verificação inferimos que os direcionamentos estabelecidos possibilitaram a demonstração pelos estudantes de dimensões relacionadas ao PC. Assim, mesmo capacidades mais complexas, quando auxiliadas por capacidades mais básicas, tiveram um índice de mobilização considerável. No entanto, o trabalho educacional voltado para a promoção do PC, necessita de ações que se deem de forma gradual e sistemática para o desenvolvimento de capacidades que requeiram um nível cognitivo maior.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

DUARTE, Bruna Marques; OLIVEIRA, Rosilene dos Santos; KIOURANIS , Neide Maria Michellan. Pensamento crítico nos anos iniciais do ensino fundamental: análise de uma atividade aplicada no contexto brasileiro. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18250, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18250. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18250. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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