Da formação tradicional à formação transcomplexa

contribuições de pesquisas da pós-graduação na interface com a Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18416

Palavras-chave:

Pesquisa., Pós-Graduação., Educação Básica., Formação docente.

Resumo

Este artigo objetiva sistematizar pesquisas de um mestrado profissional comprometidas com necessidades formativas de docentes da Educação Básica. Constituindo-se em uma revisão sistemática apoiada na abordagem qualitativa, a pesquisa analisou sete dissertações. Os resultados indicam que as principais demandas formativas envolvem planejamento de ensino, práticas transdisciplinares, trabalho colaborativo e articulação do conteúdo com demandas locais e emergências globais, dentre outras questões inerentes à prática pedagógica. Em relação às contribuições, destacam-se: iniciativas que colaboraram para a elaboração de planejamentos pertinentes; estímulo a um ensino contextualizado e articulado aos ODS; incentivo ao trabalho colaborativo; aproximação entre escola e comunidade; e ampliação da participação da comunidade escolar interna e externa no planejamento dos projetos de ensino e em suas atividades, dentre outras. Observa-se, dessa forma, que as pesquisas da pós-graduação são fundamentais para suprir necessidades de docentes em atuação na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professora Pesqusadora e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissinal em Educação Básica - Coordenação

Aline Lima da Rocha Almeida, Prefeitura Municipal de Caçador, Santa Catarina

Mestra em Educação Básica

Doutoranda do Doutorado Profissional em Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Docente vinculada à Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

Andréia Anciutti dos Santos, Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

Estudante do Mestrado Profissional em Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Docente vinculada à Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

Referências

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, ano 30, v. 63, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/2742. Acesso em: 20 set. 2024.

BRASIL, Christina Cesar Praça. Considerações introdutórias: reflexões sobre a pesquisa qualitativa na saúde. In: BRASIL, Christina Cesar Praça. Estudos qualitativos: enfoques Teóricos e Técnicas de Coleta de Informações. Sobral: Edições UVA, 2018. p. 21-28.

DAL’BÓ, Rafaela. Formação docente tecida colaborativamente para cocriação de práticas pedagógicas inclusivas. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

GATTI, Bernardete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 100, p. 33-46, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739. Acesso em: 3 nov. 2024.

HORN, Marli. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na Educação Básica de União da Vitória/PR. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

HORN, Marli; ZWIEREWICZ, Marlene; GARROTE JURADO, Ramon. Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica em pesquisa com intervenção na Educação Básica. Revista Educare, João Pessoa, v. 10, p. 1-20, jan./dez. 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69796. Acesso em: 12 set. 2024.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 18. ed. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Sória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2018.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 47, n. 166, p. 1106-1133. out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 3 nov. 2024.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf. Acesso em: 3 nov. 2024.

RECK, Caroline. Tecnologias educacionais na formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. Orientadora: Madalena Pereira da Silva. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2023.

SCHAEFER, Joely Leite. Da formação continuada a práticas transdisciplinares e ecoformadoras na alfabetização: experiências comprometidas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2023. 240 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

SUCHARA, Stephanie Cristina Böhme. Competências transcomplexas na formação continuada de docentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2023. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2023.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Uma escola para o século XXI: Escolas Criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-176.

ZIELINSKI, Helena Castilho. Indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.

ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: inclusão digital, tecnologias assistivas e sustentabilidade no desenvolvimento de Projetos Criativos Ecoformadores na Educação Básica. Caçador: UNIARP, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741254. Acesso em: 3 nov. 2024.

ZWIEREWICZ, Marlene. Seminário de pesquisa e intervenção. Florianópolis: IFSC, 2014.

Publicado

2024-12-12

Como Citar

ZWIEREWICZ, Marlene; ALMEIDA, Aline Lima da Rocha; SANTOS, Andréia Anciutti dos. Da formação tradicional à formação transcomplexa: contribuições de pesquisas da pós-graduação na interface com a Educação Básica . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18416, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18416. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18416. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.