Diálogo entre Universidade e Escola

contribuições de um produto educacional para a prática pedagógica em Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18418

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Complexidade, Transdisciplinaridade, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Produto Educacional

Resumo

A discussão sobre a importância da relação entre a pesquisa e a Educação Básica encontra-se presente em importantes debates sobre a qualidade da educação no que diz respeito em especial à formação e prática docente. Ao ampliar a conexão entre o mundo acadêmico e a escola, este estudo possibilitou a elaboração e validação de um Produto Educacional (PE) em Educação Ambiental (EA). A dissertação que deu origem ao PE buscou responder a pergunta: como adotar uma perspectiva crítica de EA com estudantes dos anos iniciais da Educação Básica? A pesquisa de abordagem qualitativa teve como objetivo desenvolver e avaliar um material paradidático em EA na perspectiva da Complexidade a partir do diálogo com as teorias de Piaget e Vygotsky. Para tanto realizou-se grupos focais com professoras no momento de pré-elaboração do PE e após a elaboração, uma avaliação do produto por professores Os resultados revelaram que o material oferece a possibilidade de um trabalho transdisciplinar com a EA enriquecido pelas contribuições de Piaget e Vygotsky para adequação em relação às características das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, N. V. S. Caderno 1: A horta escolar dinamizando o currículo da escola. Brasília: FAO, FNDE, MEC, 2007.

BRASIL. Lei Federal 9.795/99 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 de abr. 1999. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 03 ago. 2020.

BRASIL. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, n. 116, seção 1, p. 70, 18 jun. 2012.

HICKMANN, A.; ASINELLI-LUZ, A.; STOLTZ, T. Piaget e Vigotski: Contribuições para as Relações Interpessoais no Ensino-Aprendizagem do Século XXI. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 16, n. 2, p. 132-140, abr. 2015.

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, Recife, n. 2, p. 191-208, dez. 2002.

LAYRARGUES, P. P. É só Reciclar? Reflexões para superar o conservadorismo pedagógico reprodutivista da educação ambiental e resíduos sólidos. In: RUSCHEINSKY, A.; CALGARO, C.; WEBER, T. (Org.). Ética, Direito Socioambiental e Democracia. Caxias do Sul: EDUCS, 2018, p. 194-211.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As Macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2014.

LOUREIRO, C. F. B. (2009). Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 8(1), 37–54. Disponível em: https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/897. Acesso em 02 nov. 2024.

MORAES, M. C. Complexidade e currículo: por uma nova relação. POLIS, v. 9, n. 25, p. 289-311, 2010. Disponível em: https://journals.openedition.org/polis/573. Acesso em: 30 out.. 2024.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8.ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2011.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PEDROSO, D. S., ZWIEREWICZ, M., HÜLSE, L. (2022). Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS05. Acesso em 25 out. 2024.

PERETIATKO, J. Releitura das práticas de horta escolar, coleta seletiva e brinquedos recicláveis a partir de uma abordagem complexa de educação ambiental. 2022b. 29 p. Produto Educacional Aplicado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.

PERETIATKO, J. Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: contribuições de Piaget e Vygotsky à luz da Complexidade. 2022a. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.

PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

SERRA, D. C. G. Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. 1. ed. Editora da UFRGS: Porto Alegre, 2009, p. 31-42.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

KATAOKA, Adriana Massaê; PEDROSO, Daniele Saheb; PERETIAKO, Jocimara. Diálogo entre Universidade e Escola: contribuições de um produto educacional para a prática pedagógica em Educação Ambiental. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18418, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18418. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18418. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.