Specialized Educational Services in rural schools from an Eco-formation perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428

Keywords:

Rural Education, Specialized Educational Services, Eco-formation

Abstract

This article aims to analyze, from an eco-formation perspective, research that highlights the development process of specialized educational services in rural schools. To conduct this study, a qualitative approach was used, employing a bibliographic research method to analyze scientific publications from 2018 to 2024, focusing on case studies, action research, participatory, or collaborative studies. The results reveal that, based on the research analyzed, specialized educational services (SES) in rural schools still face numerous challenges, such as inadequate infrastructure and the lack of alignment between SES and rural education principles. However, one study was identified that highlights a rural school operating based on rural education principles and including students with disabilities.

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Author Biography

Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas

professora da Universidade Federal de Alagoas, atuando em cursos de graduação e pós-graduação. Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduíche na Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagogia pela UNISA;. Especialista em Educação em Valores Humanos - Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem - Universidade de Buenos Aires - UBA. Bolsista de produtividade do CNPq; atual coordenadora do programa de pós-graduação lato sensu - Educação especial numa perspetiva transdisciplinar - Cied-UFAL. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) no biênio 2021-2022. Pesquisadora da Fapeal; CAPES, CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas. Educação Inclusiva e Ecoformação, Psicopedagogia, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Novos Paradigmas, Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico; Membro da equipe de formadores da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para o Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva; Pesquisadora RIES (Rede Internacional de Ecologia de Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC - Espanha), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); líder do Grupo de Pesquisa - GP-PAII (Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem) -UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868). Foi membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas (2018-2020); Coordenadora do projeto PIBIC Mapeamento e Disseminação de Práticas Integrativas e Inclusivas de Aprendizagem no ambiente híbrido (2022-2023). Coordenadora do projeto Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem (2020-2024) UFAL. Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-UFAL. Avaliador de periódicos e projetos de fomento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Membro da INTERNATIONAL SOCIETY OF PSYCHOPEDAGOGY-ISP. Palestrante nacional e internacional. Autor e coautor de mais de 40 livros e 60 artigos em periódicos.

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Published

2024-12-12

How to Cite

LEITE, Tamires de Campos; ALVES, Maria Dolores Fortes. Specialized Educational Services in rural schools from an Eco-formation perspective. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18428, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18428. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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