Servicio Educativo Especializado en escuelas rurales desde la perspectiva de la Ecoformación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428

Palabras clave:

Educación Rural, Servicios Educativos Especializados, Ecoformación

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar, desde la perspectiva de la ecoformación, investigaciones que destacan el proceso de desarrollo de servicios educativos especializados en escuelas rurales. Para desarrollar esta investigación se realizó un estudio cualitativo, utilizando el método de investigación bibliográfica, en el que se analizaron producciones científicas publicadas entre 2018 y 2024 y fueron estudio de caso, investigación acción, investigación participativa o colaborativa. El resultado de esta investigación revela que con base en la investigación analizada, la asistencia educativa especializada (AEE) en las escuelas rurales aún presenta numerosos desafíos debido a la falta de infraestructura Y la ausencia de AEE articulada con la propuesta de educación rural. Sin embargo, aún se identificaron investigaciones que presentan una escuela rural que funciona con base en la propuesta de educación rural e incluyendo a estudiantes con discapacidad.

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Biografía del autor/a

Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas

professora da Universidade Federal de Alagoas, atuando em cursos de graduação e pós-graduação. Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduíche na Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagogia pela UNISA;. Especialista em Educação em Valores Humanos - Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem - Universidade de Buenos Aires - UBA. Bolsista de produtividade do CNPq; atual coordenadora do programa de pós-graduação lato sensu - Educação especial numa perspetiva transdisciplinar - Cied-UFAL. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) no biênio 2021-2022. Pesquisadora da Fapeal; CAPES, CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas. Educação Inclusiva e Ecoformação, Psicopedagogia, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Novos Paradigmas, Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico; Membro da equipe de formadores da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para o Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva; Pesquisadora RIES (Rede Internacional de Ecologia de Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC - Espanha), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); líder do Grupo de Pesquisa - GP-PAII (Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem) -UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868). Foi membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas (2018-2020); Coordenadora do projeto PIBIC Mapeamento e Disseminação de Práticas Integrativas e Inclusivas de Aprendizagem no ambiente híbrido (2022-2023). Coordenadora do projeto Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem (2020-2024) UFAL. Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-UFAL. Avaliador de periódicos e projetos de fomento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Membro da INTERNATIONAL SOCIETY OF PSYCHOPEDAGOGY-ISP. Palestrante nacional e internacional. Autor e coautor de mais de 40 livros e 60 artigos em periódicos.

Citas

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

LEITE, Tamires de Campos; ALVES, Maria Dolores Fortes. Servicio Educativo Especializado en escuelas rurales desde la perspectiva de la Ecoformación. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18428, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18428. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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