Atendimento Educacional Especializado nas escolas do campo sob a perspectiva da Ecoformação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428

Parole chiave:

Educação do Campo, Atendimento Educacional Especializado, Ecoformação

Abstract

Este artigo tem o objetivo de analisar, sob a perspectiva da ecoformação, pesquisas que evidenciam o processo de desenvolvimento do atendimento educacional especializado nas escolas do campo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando o método de pesquisa bibliográfico, na qual, foram analisadas produções científicas publicadas no período de 2018 e 2024 e sendo pesquisas de estudo de caso, pesquisa-ação, participativa ou colaborativa. O resultado dessa pesquisa revela que mediante as pesquisas analisadas, o atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas do campo ainda apresenta inúmeros desafios devido à falta de infraestrutura E ausência de AEE articulado a proposta da educação do campo. Entretanto, ainda foi identificada uma pesquisa que apresenta uma escola do campo que atua baseadas na proposta de educação do campo e incluindo os estudantes com deficiência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas

professora da Universidade Federal de Alagoas, atuando em cursos de graduação e pós-graduação. Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduíche na Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagogia pela UNISA;. Especialista em Educação em Valores Humanos - Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem - Universidade de Buenos Aires - UBA. Bolsista de produtividade do CNPq; atual coordenadora do programa de pós-graduação lato sensu - Educação especial numa perspetiva transdisciplinar - Cied-UFAL. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) no biênio 2021-2022. Pesquisadora da Fapeal; CAPES, CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas. Educação Inclusiva e Ecoformação, Psicopedagogia, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Novos Paradigmas, Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico; Membro da equipe de formadores da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para o Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva; Pesquisadora RIES (Rede Internacional de Ecologia de Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC - Espanha), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); líder do Grupo de Pesquisa - GP-PAII (Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem) -UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868). Foi membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas (2018-2020); Coordenadora do projeto PIBIC Mapeamento e Disseminação de Práticas Integrativas e Inclusivas de Aprendizagem no ambiente híbrido (2022-2023). Coordenadora do projeto Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem (2020-2024) UFAL. Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-UFAL. Avaliador de periódicos e projetos de fomento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Membro da INTERNATIONAL SOCIETY OF PSYCHOPEDAGOGY-ISP. Palestrante nacional e internacional. Autor e coautor de mais de 40 livros e 60 artigos em periódicos.

Riferimenti bibliografici

ALENTEJANO, P. Terra. In: CALDART, R. S. Et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 2 ed., Rio de Janeiro / São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Expressão Popular. 2012, p. 246-268.

BATISTA, O. A.; EUCLIDES, M. S. Os sujeitos da educação do campo e a questão do (re)conhecimento. In: SILVA, A. L. dos S.; Et al. (Org.). Educação do campo: sujeitos, saberes e reflexões. Picos, 2020. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/LIVRO_EDUCA%C3%87%C3%83O_DO_CAMPO_-_ALEXANDRE20200914110244.pdf Acesso em: 13 mai. 2024

BRASIL. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Decreto nº 6571 de 17 de setembro de 2008. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html> Acesso em: 28 ago. 2024.

BRASIL. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em: < https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Decreto-7611-2011-11-17.pdf> Acesso em: 20 jun, 2024.

BRASIL. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Resolução nº 4 de 2 de outubro de 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf> Acesso em: 24 ago. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em: 31 jul. 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BRASIL. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 10 mar. 2024.

BRASIL. Decreto n.º 10.502, de 30 de setembro de 2020. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/936694859/decreto-10502-20. Acesso em: 29 ago. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2002, Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. MEC: Brasília - DF, 2002.

BRITO, M. V.; ARRAIS, G. A.; MOTA, L. A. Educação especial no campo: um estudo sobre as necessidades formativas de professores em Alagoinha do Piauí. In: SILVA, A. L. S. Et. al. (Org.). Educação do campo: sujeitos, saberes e reflexões. Picos, 2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Atimed, 2007.

DESLAURIERSE, J. P. KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. Et. al. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. 4ª ed., Petrópolis RJ, Editora Vozes, 2014.

GALVANI, P. Estrategias dialógico-reflexivas para la eco-formación. Visión Docente Com-Ciencia ano X, n. 59, 2011, p. 4-21. Disponível em: <https://www.ceuarkos.edu.mx/vision_docente/estrategias59.pdf> Acesso em: 30 jul. 2024.

GÖRGEN, F. S. A. Movimento dos pequenos agricultores (MPA). In: CALDART, R. S. Et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 2 ed., Rio de Janeiro / São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Expressão Popular. 2012, p. 492-495.

LEITE, T. de C.; ALVES, M. D. F.; PEREIRA FILHO, A. D. A formação continuada do professor camponês sob o olhar ecoformador, transdisciplinar e inclusivo. Revista Inclusiones, vol. 8, n. 4, Octubre – Diciembre 2021, pp. 317-341. Disponível em: <https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/3132> Acesso em: 30 jul. 2024.

LEITE, T de C.; ALVES, M. D. F. Ecoformação e transdisciplinaridade: conceitos e aproximações. In: ALVES, M. D. F. Et al. (Org.). (Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro. Vol.1, São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

PINEAU, G.; GALVANI, P. Exploration de l’écoformation humaine avec les quatre éléments. In: SUAVÉ, L. Et al. (Org.). Éducation Environnement Écocitoyenneté: Repères contemporains. Presses de I’Université du Québec, 2007. Disponível em: <https://www.puq.ca/catalogue/livres/education-environnement-ecocitoyennete-3109.html > Acesso em: 29 abr. 2024.

PINEAU, G. La terre: planete a menager. In: PINEAU, G. Et al. (Coord.). Habiter la terre: ecoformation terrestre pour une conscience planètaire. L’Harmattan, 2005.

PINEAU, G. De l’air pour la formation et l’écologie. In: PINEAU, G. (Dir.). De l’air! Essai sur l’écoformation. L’Harmattan, 2015.

PINHO, M. J. de. Et al. Religar saberes: a formação docente na perspectiva da educação integradora e ecoformadora. In: ALVES, M. D. F. Et al. (Org.). (Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro. Vol.1, São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

SILVA, J. F. da; TORRES, D. X.; LEMOS, G. T. Educação do Campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma educação escolar específica e diferenciada. Revista Pedagógica, Unochapecó, Ano 15, n. 28, vol. 01, jan-jun 2012. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1373 Acesso em: 26 Mar. 2023.

Pubblicato

2024-12-12

Come citare

LEITE, Tamires de Campos; ALVES, Maria Dolores Fortes. Atendimento Educacional Especializado nas escolas do campo sob a perspectiva da Ecoformação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18428, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18428. Acesso em: 18 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.