Provocações entre duas senhoras: dona seriação e dona multisseriação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1-16

Keywords:

Seriação, Multisseriação, História

Abstract

Este artigo tem por objetivo problematizar a organização escolar seriada e identificar a racionalidade que sustenta as diferentes formas de organização escolar. Para isto, criamos duas personagens:  Dona Seriação e Dona Multisseriação que argumentam e pontuam o quanto estas classificações são arbitrárias e contingentes. Autores como Ariès (1986), Caruzo e Dussel (2003), nos ajudaram a compor parte de uma história que inicia com crianças e adultos misturados em um mesmo espaço educacional, para, logo em seguida, exigir a classificação e separação dos mesmos. Para além dos argumentos de cada uma das personagens criadas, pretendemos ressaltar que as formas de organização dos tempos/espaços escolares não é, de forma alguma algo tranquilo, natural, mas, algo inteiramente fabricado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mari Teresinha Alminhana Panni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS – Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS – Professora de Educação Infantil da rede municipal de Osório; professora de Anos Iniciais da rede municipal de Xangri-Lá, RS, Brasil.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Campus Litoral Norte. Tramandaí, RS, Brasil. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS-

Published

2021-06-26

How to Cite

ALMINHANA PANNI, Mari Teresinha; GLAVAM DUARTE, Claudia. Provocações entre duas senhoras: dona seriação e dona multisseriação. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1–16, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1-16. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9617. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.