A importância da prática pedagógica na visão dos licenciandos em ciências da natureza

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p1-22

Palabras clave:

Educação Superior, Formação docente, Currículo

Resumen

Este artigo procura discutir a importância da prática pedagógica para os discentes dos semestres iniciais da licenciatura Ciências da Natureza, que adentram os espaços escolares, agora não mais como alunos deste nível e sim, como futuros professores. Este trabalho apresenta como sujeitos da pesquisa, os discentes ingressantes, no Curso Ciências da Natureza – Licenciatura, matriculados no componente Práticas Pedagógicas I. Os relatórios produzidos pelos discentes compuseram o corpus de análise, que foram analisados através da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Obtiveram-se 64 unidades de significado, organizadas em quatro categorias que descrevem a importância da Prática Pedagógica: i) vivenciar a realidade; ii) didática/metodologia ou prática docente; iii) prática pedagógica como espaço de reflexão; e iv) professor como modelo. A partir destas elaboraram-se os meta textos, discutidos à luz de referenciais teóricos sobre o tema. Pode-se inferir que as principais percepções discentes acerca da importância desse componente no currículo são a possibilidade de vivenciar a realidade escolar; observar as diferentes estratégias e práticas docentes; perceber a prática pedagógica como um espaço de reflexão sobre a própria formação; e, compreender as condições de trabalho do professor e a necessidade de valorização da profissão docente.

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Biografía del autor/a

Ailton Jesus Dinardi, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Docente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Juliana Borges Medina, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Mestranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa) e Professora da Rede Municipal de Ensino, Uruguaiana-RS.

Amanda Martins Ciocca, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Licencianda em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana.

Raquel Ruppenthal, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Docente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Unipampa, Uruguaiana, 2013.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

DINARDI, Ailton Jesus; MEDINA, Juliana Borges; CIOCCA, Amanda Martins; RUPPENTHAL, Raquel. A importância da prática pedagógica na visão dos licenciandos em ciências da natureza. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 1–22, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p1-22. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10095. Acesso em: 25 nov. 2024.

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