Educação Física no Ensino Médio
o contexto das aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p212-233Palabras clave:
Educação Física, Ensino Médio, Contexto das aulasResumen
O estudo teve como objetivo analisar o panorama das aulas de Educação Física das escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. A amostra constituiu-se de 239 escolas de Ensino Médio, representadas por 147 professores de Educação Física e 193 gestores escolares. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online, sobre o perfil dos professores de Educação Física e o desenvolvimento das aulas. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Os resultados apontam a presença do esporte como conteúdo hegemônico, a existência de aulas no contraturno escolar e aulas separadas por gênero. Conclui-se necessário compreender o contexto da Educação física no Ensino Médio, buscando uma reflexão sobre a prática pedagógica.
Descargas
Citas
ABRÃO, K. R; BAYSDORF, G. C. O Trabalho Docente do Professor de Educação Física em escolas com diferentes fatores socioeconômicos e demográficos: Estratégias e saberes construídos. Revista Contexto & Educação, v. 28, n. 91, p. 37-57, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BETTI, M. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.1, n.1, p. 73- 81, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Brasília, 2018b. Disponível em < https://bit.ly/2SDocdR> Acesso em: 15 set 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Brasília, 2018b. Disponível em < https://bit.ly/2SDocdR> Acesso em: 05 out 2020.
CAPARRÓS, F. E, BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Rev. Bras Ciênc Esporte, p.21-37, 2007.
CORREIA, W. R. Educação física no ensino médio: questões insólitas. In: Carreira Filho D, Correia, W. R, organizadores. Educação física escolar: docência e cotidiano. Curitiba: CRV; v. 1, p. 165-76, 2010.
CRUZ, R. M.; LEMOS, J. C. Atividade docente, condições de trabalho e processos de saúde. Motrivivência, v. 17, n. 24, p. 59-80, 2005.
DAOLIO, J. A cultura da/na Educação Física. 112 f. Tese (Livre docência) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Revista Fluminense de Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1, p.5-25, 2001.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara, 2005.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação. Busca de escolas, 2020. Disponível em <https://educacao.rs.gov.br/busca-de-escolas> Acesso em: 22 set. 2019.
FARIAS, G. O. et al. Carreira docente em educação física: uma abordagem sobre a qualidade de vida no trabalho de professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 11-22, jan./mar., 2008.
FARIAS, G. O.; LEMOS, C. A. F.; BOTH, J.; NASCIMENTO, J. V.; FOLLE, A. A Carreira docente em educação física: uma abordagem sobre a qualidade de vida no trabalho de professores da rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 11-22, 2008.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.
GARIGLIO, J. Â; JUNIOR, A. S. A; OLIVEIRA, C. M. O “novo” Ensino Médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 53-70, 2017.
GOIS, F. et al. Caracterização dos comportamentos de ensino, contexto de aula e atividade física em dois programas distintos de educação física. Retos, v. 38, p. 379-384, 2020.
GONÇALVES, L. R.; PASSOS, S. R. M. M. D. Processo de desenvolvimento profissional do professor – educação continuada. PARADOXA: Projetivas Múltiplas em Educação, São Gonçalo, v. 10, n. 17, p. 45-56, 2004.
IBGE. INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão Territorial Brasileira - DTB. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/34Rjcav> Acesso em: 12 out 2020.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2004.
LEMOS, C. A. F. Qualidade de vida na carreira profissional de professores de educação física do magistério público estadual do Rio Grande do Sul. 2007. xx f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Educação Física, UFSC, Florianópolis, 2007.
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2008.
MELO, R. Z. de; FERRAZ, O. L. O novo ensino médio e a Educação Física. Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 2, p. 86-96, 2007.
MENEZES, R; VERENGUER, R, de C, G. Educação Física no Ensino Médio: o sucesso de uma proposta segundo os alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 3, 2006.
MEYER, D. E.; SOARES, R. F. R. Corpo, gênero e sexualidade nas práticas escolares: um início de reflexão. In.: MEYER, D. E.; SOARES, R. de F. R. (org.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, p. 5-16, 2004.
NUNES, F. S. A Dispensa nas aulas de Educação Física no ensino médio: legalidade e legitimidade, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2007.
PEREIRA, F. M; SILVA, A. C da. Sobre os conteúdos da educação física no Ensino Médio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul. Revista da Educação Física, Maringá, v. 15, n. 2, p. 67-77, 2004.
RÖESCH, I. C. C. Ressignificando a formação docente: um estudo sobre as histórias de vida dos afro-brasileiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2, 2003. Florianópolis. Anais, Florianópolis, [s. n], 2003.
SARAIVA, M. do C. Por que investigar as questões de gênero no âmbito da Educação Física, Esporte e Lazer? Motrivivência, v.13, n. 19, p. 79-85, 2002.
SILVA, F, M; COFFANI, M, C, R, da S. O lugar da Educação Física no Ensino Médio: entre a presença e ausência do aluno. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 11, n. 4, p. 159-178, 2013.
SILVA, M. F. P; DAMAZIO, M. S. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Revista Pensar a Prática, v. 11, n. 2, p. 189-196, 2008.
SILVA, R, da; MACIEL, P. B. Características da Educação Física do Ensino Médio noturno. Revista Motriz, Rio Claro, v. 15 n. 2 p. 247-256, 2009.
SOARES, C. TAFFAREL, C. N. Z; VARJAL. E; CASTELLANI FILHO, L; ESCOBAR. M, O, BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez; 2009.
VASCONSELLOS, C. D. S., Currículo: a atividade humana como princípio educativo. 3. ed. São Paulo, Libertad Editora, 2011.
ZONTA, A. F. Z.; BETTI, M.; LIZ, L.C. Dispensa das aulas de Educação Física: os motivos de alunas do ensino médio. In: VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO DESPORTO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Anais. Lisboa. Universidade Técnica de Lisboa, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).