La e-dialogicidad como perspectiva de comunicación científica abierta en revistas educativas

Autores/as

  • Júlio Cesar Correia da Silva Uninassau
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16216

Palabras clave:

e-dialogicidad, Ciencia Abierta, Ciencia de datos, Revistas educativas, TDIC

Resumen

Esta investigación indaga en las fuentes de diálogo existentes en revistas nacionales del área de Educación, con énfasis en los elementos regulatorios que modelan la apertura de datos y constituyen la Ciencia Abierta en interfaces periodizadas. El elemento que caracteriza el diálogo en estos entornos es la e-dialogicidad que se define por la mediatización del diálogo común a través de la usabilidad de un dispositivo digital. El objetivo de este estudio es caracterizar la ocurrencia de mecanismos edialógicos predominantes en revistas educativas, identificando los elementos edialógicos presentes en la divulgación científica en revistas educativas brasileñas disponibles en los portales Scielo Brasil y Educ@/FCC. La investigación fue cualitativa, con un estudio documental de la e-dialogicidad en revistas brasileñas para resaltar la estructura de las revistas nacionales y el perfil comunicativo de las interfaces disponibles mediante análisis de contenido. Los resultados muestran cómo la e-dialogicidad está presente en las revistas educativas y cómo se estructura, y puede ocurrir en entornos de mediatización de datos académicos o en redes sociales que fomentan el intercambio de investigaciones científicas y comentarios de especialistas y lectores no nativos. -informatizada, favoreciendo la apertura de datos desde la perspectiva del diálogo democrático y sirviendo como potencial herramienta de formación en ciudadanía.

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Biografía del autor/a

Júlio Cesar Correia da Silva, Uninassau

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Formação de Docentes Presenciais e Online, Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Graduado em Pedagogia-Licenciatura, pela UFAL. O alagoano Mestre e pesquisador Júlio César Correia da Silva iniciou suas incursões universitárias em 2012, realizando atividades acadêmicas de ensino, interdisciplinares e extracurriculares, destacando sua atuação na iniciação científica por meio dos projetos PAINTER, PIBIC e MONITORIA e na Administração Pública de Alagoas e de Maceió a partir de 2015, colaborando para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), respectivamente. Enquanto graduando em Pedagogia, recebeu em 2018 o Título de Excelência Acadêmica do CNPq e Capes pela dedicação ao projeto "Recursos Educacionais Abertos na Perspectiva das Autorias Docente e Discente: Análise da Produção Brasileira", vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, projeto que proporcionou contatos e publicações em outros países, a exemplo de Portugal e França. 

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq.

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Publicado

2024-02-08

Cómo citar

SILVA, Júlio Cesar Correia da; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. La e-dialogicidad como perspectiva de comunicación científica abierta en revistas educativas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16216, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16216. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16216. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

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