A entrada na escola durante a prática de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p188-201

Palabras clave:

Formação de professores. Prática discente. Prática docente.

Resumen

Abordando o tema da formação docente, o artigo é dedicado a refletir acerca do estágio curricular, observando uma questão complexa presente na prática de ensino: a entrada na escola. Em seu decorrer histórico, a prática de ensino desenvolvida em cursos de formação docente no Brasil tem abandonado progressivamente a ideia de aplicabilidade teórica e treinamento, inscrevendo-se enquanto prática investigativa da realidade educacional. Gerados a partir de narrativas oferecidas por estagiárias do curso de Pedagogia, os resultados apontam para a relevância da discussão coletiva sobre a prática, mediada pela postura compreensiva e dialógica.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Letras (UEMG), Mestre em Educação (UFF) e Doutora em Educação (USP).

Citas

ANDRADE, Rosa Cássia Rodrigues; RESENDE, Marilene Ribeiro. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, nº. 2, p. 230-252, jul./dez. 2010.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

LÜDKE, Menga. O lugar do estágio na formação de professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 111-133, jan./jun. 2013.

PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

ROCKWELL, Elsie e EZPELETA, Justa. A escola: relato de um processo inacabado de construção. In: ________. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1986.

ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, mai./ago. 2008.

WOLFE, Art. Etiópia: o Vale do rio Omo. Série Viajando aos extremos. 25 episódios. 30’ (Dur. Média). Episódio 13. Documentário. TV Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RLvrNl2CwbQ. Acesso em 15 de março de 2019.

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

DE LACERDA, Mitsi Pinheiro. A entrada na escola durante a prática de ensino. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 188–201, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p188-201. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7736. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.