A educação online e os desenhos didáticos com interfaces móveis: autorias em ambientes virtuais de aprendizagem web e aplicativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p785-804

Palabras clave:

Autoria docente. Desenhos didáticos. Educação online. Aplicativos. Pesquisa-formação na cibercultura.

Resumen

A temática principal da pesquisa é o uso de ambientes de aprendizagem e ensino móveis como tática pedagógica para a emergência de dispositivos de pesquisa e autoria. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação na cibercultura, com o desenvolvimento da pesquisa ocorrendo ao longo de processos formativos. O objetivo é compreender como ocorre a autoria de desenhos didáticos com aplicativos na educação online, considerando a articulação entre ambientes virtuais de aprendizagem web e interfaces móveis. O campo de pesquisa delineou-se durante o curso Formação de Docentes para a Educação Online do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Como achado, tem-se a noção subsunçora “Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online”, fruto da reflexão sobre uma pedagogia que considere os aplicativos e as transformações decorrentes da mobilidade ubíqua.

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Biografía del autor/a

Vivian Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa ?Cotidianos, redes educativas e processos culturais?. Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - 2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC-UERJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=87 E-mail: vivian.martinst@gmail.com

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), durante o período de 2007 a 2018 (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais"). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

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Publicado

2020-06-22

Cómo citar

MARTINS, Vivian; SANTOS, Edméa; FERREIRA DUARTE DA SILVA, Érika. A educação online e os desenhos didáticos com interfaces móveis: autorias em ambientes virtuais de aprendizagem web e aplicativos. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 785–804, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p785-804. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9397. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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