Práticas corporais de aventura
o arvorismo na Educação Física escolar
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15874Mots-clés :
Arvorismo, Escola, Práticas Corporais de AventuraRésumé
Este artigo apresenta as possibilidades de inserção do arvorismo, na educação física escolar no ensino fundamental maior, implementando aulas atrativas que estimularam a participação dos discentes, gerando novas possibilidades de conhecimento.
Téléchargements
Références
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, ano I, n.I, 2002.
BONORA, D. C. Possibilidades pedagógicas das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação. Centro de desportos e saúde. UFSC. 53p. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Leis de Diretrizes e Bases. Lei n°9.394.1996.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I.C. A. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio De Janeiro: Guanabara Koongan, 2011.
DEMO. P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 1981.
FARIA FILHO, L. M.; VAGO, T. M, (2001). Entre relógios e tradições: elementos para uma história dos tempos escolares em Minas Gerais. In: VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. (Orgs.) Tópicas em história da educação. São Paulo: Edusp, p. 117-136.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GONZÁLEZ, F. J.: FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas para o não lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.
MASSAIA, D. R. Práticas corporais na natureza inseridas na educação física escolar. Monografia. Curso de Educação Física. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, 2003. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/3382/TCC%20-%20DIONATAN%20RAFAEL%20MASSAIA.pdf?sequence=1 acesso em 11 de junho de 2019.
MASSAIA, D. R. Práticas corporais na natureza inseridas na educação física escolar. 45 f. Monografia. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Curso de Educação Física. Santa Rosa, 2015.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa - características usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração, v.1, n.3, São Paulo, p. 2, 1996.
PEREIRA, D.W.; CARVALHO, G.S.; RICHTER, F. Programa deescalada em rocha como educação física para alunos do ensino médio. In: Anais do 12º Congresso Paulista de Educação Física. Jundiaí –SP, 23 de junho de 2008.
Portal São Francisco. Arvorismo. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/arvorismo acesso em 25 de maio de 2019.
SANTOS, K. A. Práticas Corporais de Aventura: uma proposta para a educação física escolar. 95 f. Monografia- Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Educação Física. São Cristóvão. 2019.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.
SOLER, Reinaldo. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
TAHARA A, K; CARNICELLI FILHO, S. A Presença de Atividades de Aventura na Educação Física Escolar. Arquivos de ciências e do esporte, 2013. Disponível em: http://www.ufm.edu.br/ acessado em: 19 de janeiro de 2018.
TAHARA, A. K; DARIDO, S. C. Práticas Corporais de Aventura em aulas de Educação Física na Escola. Conexões Campinas, SP v. 14 n. 2 p. 113-136 abr./jun. 2016.
VENÂNCIO, L. DARIDO, S. C. A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.1, p.97-109, jan./mar. 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).