A Educação Física na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica

primeiras aproximações, a partir dos aportes de “Escola e Democracia”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17564

Mots-clés :

Pedagogia Histórico-crítica, Educação Física, Educação Infantil, Escola e Democracia

Résumé

O artigo tem como finalidade apresentar contribuições para firmar a práxis educativa da Educação Física na Educação Infantil, a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica, da Filosofia da Práxis e do Materialismo Histórico e Dialético. Tomando como referência a vasta e rica experiência dos dois autores no trabalho com a área na Educação Infantil, este artigo busca respostas para a seguinte questão norteadora: é possível construir uma proposta de Educação Física para a Educação Infantil desde os fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica? Valendo-se do método dialético, da pesquisa bibliográfica e da interpretação marxista da história, o estudo apresenta como válida essa possibilidade. A partir dos aportes de uma obra seminal como é Escola e Democracia, a proposta de práxis educativa constrói seus fundamentos de maneira diferenciada de outras formulações pedagógicas da Educação Física escolar que, mesmo se autodefinindo críticas, constroem seu campo do conhecimento e objeto de estudo desde fora das formulações teóricas e metodológicas histórico-críticas. Delineando, desta forma uma teoria crítica para a Educação Física Infantil, formulada do ponto de vista dos interesses da classe trabalhadora.

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Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Uruguaio naturalizado brasileiro. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba e membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB) e do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB). Possui Mestrado em Educação Motora (1995) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2002). Pós-doutorado no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca, Espanha (2009-2010). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho” – Membro do HISTEDBR Nacional (EPPMT/HISTEDBR), cadastrado no CNPq. Foi Pesquisador Visitante no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 1999, 2000 e 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar Democrática, e História da Educação.

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação (2018), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio de Pós-Doutorado em Educação (2019) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Mestre em Educação (2014) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Licenciatura em Educação Física (2011) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Licenciatura em Educação Física da UNESC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq). Atuou como: Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2023) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica (2021-2022) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Professor Substituto (2015-2017) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado ao Departamento Teoria e Prática de Ensino, no município de Curitiba (PR); Professor de Educação Física (2014) na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina no município de Tubarão (SC); Professor nos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física (2018-2019) na Escola Superior de Criciúma (ESUCRI). Desenvolve pesquisa na área de Educação e de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho Educativo e Sociedade, Prática Pedagógica e Formação de Professores, Educação Escolar e Concepções Pedagógicas, Prática Pedagógica em Educação Física Escolar, Formação de Professores de Educação Física.

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Publié-e

2024-05-29

Comment citer

HERMIDA, Jorge Fernando; SILVA, Matheus Bernardo. A Educação Física na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações, a partir dos aportes de “Escola e Democracia”. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17564, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17564. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17564. Acesso em: 13 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

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