O compromisso de uma pesquisa da pós-graduação com a leitura e a criatividade na Educação Básica
vivências e registros na criação de cenários ecoformadores
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18410Mots-clés :
Cenários ecoformadores, Leitura, Criatividade, Ensino fundamentalRésumé
A pesquisa realizada na pós-graduação tem um papel fundamental no atendimento de necessidades da Educação Básica. No âmbito da leitura e da criatividade, a pesquisa pode contribuir com o levantamento de demandas, mas também para o desenvolvimento e avaliação dos reflexos de ações que as estimulem. Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que foi desenvolvida em um Mestrado Profissional, visando a estruturação colaborativa de cenários ecoformadores que pudessem colaborar com o estímulo à criatividade e à leitura no 5º do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Caçador (SC). Metodologicamente priorizou-se a pesquisa-ação, apoiada na pesquisa documental e na abordagem qualitativa, tendo como técnicas para coleta de dados o grupo focal e a análise documental. Os resultados indicam que a pesquisa contribuiu de forma significativa para o encantamento pela leitura e o desenvolvimento da criatividade, pois os estudantes participantes da pesquisa puderam experienciar cenários ecoformadores, tanto físicos quanto imaginários, organizados e adaptados de acordo com suas necessidades. Dessa forma, reitera-se a relevância de pesquisas que buscam atender demandas identificadas no contexto escolar.
Téléchargements
Références
AMADO, João. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2021.
MORAES, Maria Cândida. Didática Transdisciplinar como Expressão de uma Fenomenologia Complexa. Inter-Legere - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Natal-RN, n.16, jan./jun. de 2015. p. 186-213. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975/6361. Acesso em: 1 .out. 2024.
MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
MORAIS, Maria José da Silva; PINHO, Maria José de. Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental: um desafio criativo na contemporaneidade. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 16, Julio, 2016, 31-50. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/2908/2405. Acesso em: 28 set. 2024.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. 2ª ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya, revisão técnica de Edgard de Assis carvalho. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Tradução de Eloá Jocobina. 26ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
SÁ, Ricardo Antunes de; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.) Teoria da complexidade: Contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6ª ed. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Penso, 1998.
TOLEDO, Nana. O mostro do pé molhado. 1. Ed. – Blumenau: Gato Leitor, 2015.
TORRE, Saturnino de la. Dialogando com a Criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodríguez. São Paulo: Madras, 2005.
TORRE, Saturnino de la. (direção), PUJOL, Maria Antònia; MORAES, Maria Cândida. (coordenação). TORRE, Saturnino de la.; PARERA GONZÁLES, Montese. Cenários – uma estratégia Ecoformadora. 1. Ed.. – São Paulo: TRIOM, 2008, p. 261-290.
TORRE, Saturnino de la; MORAES, Maria Cândida. Sentipensar: Fundamentos e estratégias para reencantar a educação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.
TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.
ZWIEREWICZ, Marlene; SIMÃO, Vera Lúcia; SILVA, Vera Lúcia Souza. Da formação docente ao protagonismo infantil na criação de cenários ecoformadores. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. 4, p. 83-94, 2019. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/5017/4441. Acesso em: 28 set. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).