UMA REFLEXÃO SOBRE A NEUROCIÊNCIA E OS PADRÕES DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DE PERCEBER AS DIFERENÇAS

Auteurs-es

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • Vítor Gabriel Ribeiro Grossi Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • João Rodolfo Lauton Miranda Souza CEFET-MG
  • Eliene Diniz Santos CEFET-MG

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n12p93

Mots-clés :

Padrões de aprendizagem, Neurociência, Processo ensino e aprendizagem

Résumé

O objetivo deste estudo foi fazer uma reflexão sobre a importância do conhecimento da neurociência aplicada na educação, com a finalidade de perceber as diferenças cognitivas presentes nas salas de aula e, assim diminuir as dificuldades de aprendizagem por meio de uma mudança nos processos de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma analise em 260 matrizes curriculares de cursos de Pedagogia. Os dados revelam que 94,6% dessas matrizes não contemplam disciplinas relacionadas com a neurociência, o que permite compreender a presença discreta da neurociência nos ambientes escolares, reforçando a necessidade de capacitar os profissionais da área de educação para atender os diferentes padrões de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Vítor Gabriel Ribeiro Grossi, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Estudante do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Viçosa. Bolsista de iniciação científica na área de neurologia, pelo PIBITI/CNPq no período de setembro de 2010 a julho de 2011. Monitor da disciplina Bases Morfo-Funcionais da Medicina I e II no ano de 2011. Atualmente monitor das disciplinas Infecção e Imunidade I e II e Laboratório Aplicado á Clínica III e IV. Atualmente membro da Liga Universitária de Urgência, Trauma, Emergência e Cirurgia e da Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal de Viçosa. Membro do Programa Medicina Consciente (MedCons). Membro da Comissão de Ensino do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Viçosa - MedCA (2012). Representante de turma I do curso de graduação em medicina da UFV (2012). Membro da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG).

João Rodolfo Lauton Miranda Souza, CEFET-MG

Graduado em Fisioterapia com experiência nas áreas de reabilitação ortopédica e de gerontologia, e em fisioterapia preventiva. Integrante do grupo de pesquisa em Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação e na Ciência - AMTEC/CNPq/CEFET MG. Participante do GEMATEC (Grupo de Estudos em Métaforas, Modelos e Analogias na Tecnologia, Educação e Ciência). Pesquisa analogias, modelos e metáforas nas Ciências da Saúde.

Eliene Diniz Santos, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - de Minas Gerais - CEFET - MG. Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Tem experiência na área de Enfermagem Centro Cirurgico, Unidade Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da familia, trabalho em saúde, tecnologias biomédicas, gestão da mudança, gestão de processo de trabalho, educação permanente e gestão organizacional. Dedica-se a pesquisa sobre tecnologias duras, tecnologias assistivas analogias e metáforas, inovação tecnológica na saúde e na educação tecnológica. Participante do grupo MITCA (Metodologia de Inovação Tecnológica com Analogias), subgrupo do GEMATEC (Grupo de Estudos em Metáforas e Analogias na Tecnologia, Educação e Ciência) e do grupo de pesquisa AMTEC ( Analogias e Metáforas na Tecnologia, Educação e Ciência.

Téléchargements

Publié-e

2014-12-29

Comment citer

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; GROSSI, Vítor Gabriel Ribeiro; SOUZA, João Rodolfo Lauton Miranda; SANTOS, Eliene Diniz. UMA REFLEXÃO SOBRE A NEUROCIÊNCIA E OS PADRÕES DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DE PERCEBER AS DIFERENÇAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 93, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n12p93. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/759. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.