Práticas de Letramento Digital no Ensino Superior: implicações na formação inicial de professores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p109-123

Mots-clés :

Prática docente. Letramento digital. Ensino Superior.

Résumé

Esta pesquisa está centrada na compreensão do alcance das atividades dos professores na promoção do letramento digital dos alunos, bem como a importância dada aos recursos tecnológicos para a prática docente, tendo o objetivo de compreender como os professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promovem o letramento digital de seus alunos, as interlocuções realizadas e a importância dos artefatos tecnológicos para a prática docente no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio de entrevista, os quais foram analisados com o auxílio do software IRaMuTeQ. Foram analisadas entrevistas realizadas com oito professores, selecionados a partir da busca de seus nomes no site da instituição de ensino e, posteriormente, da apreciação de seus respectivos currículos na plataforma Lattes. O critério para a seleção dos professores se deu pela verificação da trajetória de formação e de experiência profissional destes na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A partir dos resultados, observamos que os professores envolvidos na pesquisa estão preocupados em dar sentido ao uso das ferramentas e promover o letramento, pois existe a necessidade de que os alunos do curso de Pedagogia, futuros professores, saibam criar situações pedagógicas de ensino e aprendizagem com os recursos tecnológicos. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Raphaela Silva Nicacio de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada no curso de pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Mestranda no programa de pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas. Professora dos anos inicias e pesquisadora na área de Tecnologias da informação e da comunicação em Educação.

Adilson Rocha Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL)

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2013). Possui Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2018). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Membro do Grupo Saúde Mental, Ética e Educação e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Esporte - GEPEXE, ambos da UFAL. Atualmente é professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas - SEDUC/AL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de eventos esportivos e atividades lúdicas. Estuda a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação e na Saúde, com ênfase nos temas: jogos digitais, exergames, educação, saúde e saúde mental.

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Minha formação é na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais. Possuo graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996), Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente sou professora Associado I da UFAL, estando lotada no Centro de Educação, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFAL desde 2010. Tenho experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, processo de subjetivação, tecnologias digitais, informática na educação.

Références

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 21 out. 2019.

FIAD, R.; MIRANDA, F. Letramentos digitais e acadêmicos em contexto universitário Investigando práticas letradas em um curso de letras de uma universidade pública. Revista Colineares, São Paulo, v. 1, n.1, p. 31-50, 2014.

FREITAS, M. Letramentos digitais e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 335-352, 2010.

KAMI, M. et al. Trabalho no consultório na rua: uso do software IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa. Escola Anna Nery, Curitiba, v. 20, n. 3, p. 1-5, jul./set. 2016.

MELO, M.; SOARES, L.; MARGUTTI, V. Lab.escriba@: Letramento digital na educação superior. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 12., 9., 2015, Minas Gerais, Anais... Minas Gerais, 2015, p.1-6.

PRETTO, N.; RICCIO, N. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Curitiba, n.37, p. 153-169, mai./ago. 2010.

ROJO, R.; BARBOSA, J. 2015. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola.

SILVA, B. et al. Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal. Educação, formação & tecnologias, Portugal, v.7, n.1, p.3-18, jan.-jun. 2014.

SILVA, I. Tecnologias e letramento digital: Navegando rumo aos desafios. Educação Temática digital, Campinas, v.13, n.1, p.27-43, jul.- dez. 2011.

SUGUIMOTO, Hélio Hiroshi et al . Avaliação do letramento digital de alunos ingressantes do ensino superior: uma abordagem exploratória do conhecimento computacional, comunicacional e informacional. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 98, n. 250, p. 805-822, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812017000300805&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2019.

XAVIER, A. Letramento digital e ensino. 2002. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-06

Comment citer

OLIVEIRA, Raphaela Silva Nicacio de; FERREIRA, Adilson Rocha; FRANCISCO, Deise Juliana. Práticas de Letramento Digital no Ensino Superior: implicações na formação inicial de professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 109–123, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p109-123. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8098. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.