A ação docente na EJA: um saber fazer orquestrado pelo habitus profissional
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p383-403Mots-clés :
Ação docente. Habitus. Jovens e adultos. CurrículoRésumé
Este artigo apresenta uma abordagem sobre a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as, como influência do currículo da EJA. Resulta de um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Os referidos conceitos nos respaldam e nos favorece a possibilidade de compreendermos as maneiras de agir e atitude do corpo docente que atua na EJA da escola campo de investigação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).