O software GCompris e os multiletramentos no cenário escolar
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p744-761Mots-clés :
Tecnologias digitais. GCompris. MultiletramentosRésumé
O avanço tecnológico vem provocando mudanças nas práticas socioculturaisque fazem surgirnovas demandas educativas, como o desenvolvimento de multiletramentos e habilidades a eles associadas. Nesse sentido, buscamos analisar as contribuições do software GCompris nos processos de multiletramentos de crianças de uma escola municipal de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que contemplou observação, entrevistas semiestruturadas e análise técnica e pedagógica do GCompris, utilizando um instrumento desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Tecnologia Digital e Aquisição do Conhecimento [AVALIAÇÃO CEGA]. Os dados obtidos na análise e na observação do uso do GCompris pelos alunosrevelaram algumas lacunas técnicas e pedagógicas, potencialidades educativas e contribuições desse recurso para os multiletramentose a necessidade de capacitar docentes para desenvolverem práticas pedagógicas que atendam às novas demandas sociais e tecnológicas dos estudantes.
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