Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996Parole chiave:
Percepção do professor, Ensino de Matemática, Tarefas, Formação Continuada, Educação do CampoAbstract
Este estudo qualitativo consiste em compreender aspectos da percepção de professores de matemática de escolas do campo relativos à elaboração de tarefas, como parte do planejamento de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório, mobilizados em uma formação continuada. Os dados são recortes das produções escritas dos professores e das gravações das discussões formativas. Os resultados sugerem que contextos com os quais os alunos pudessem conectar à sua vida no campo com a tarefa foram considerados nas decisões dos professores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BALL, D. L. Preface by: Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. In: SHERIN, M. G.; JACOBS, V. R.; PHILIPP, R.A. (eds.), New York: Routledge, p. 20-24, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação (Trad. Maria J. Alvez, Sara B. dos Santos, & Telmo M. Baptista). Porto: Porto Ed., 1994.
CALDART, R. S. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Revista Trabalho Necessário, v. 2, n. 2, 2004.
CALDAT, R.S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.
Canavarro, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, n. 115, p. 11-17, 2011.
CANAVARRO, A.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: SANTOS, L. (ed.), Investigação em Educação Matemática: Práticas de ensino da Matemática. Portalegre: SPIEM, 2012. p. 255-266.
CYRINO, M. C. C. T.; JESUS, C. C. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência & Educação, v. 20, n.3, p. 751-764, 2014.
CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Ensino Exploratório e casos multimídia na formação de Professores que Ensinam Matemática. In: CYRINO, M. C. C. T. (org.), Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. Vol. 1, Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2016. p. 19-32.
CYRINO, M. C. C. T.; TEIXEIRA, B. R. O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: CYRINO, M. C. C. T. (org.), Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. EDUEL, 2016. p. 81-100.
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (ed.), Handbook of research on teaching. MacMillan, 1986. p. 119-161.
FIGUEIRÊDO, T. M. M.; ANDRADE, L. G.; PEREIRA, P. C. A escola rural multisseriada sob o prisma da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista Ciências & Ideias, v. 9, n.1, jan./abr. 2018. DOI: 10.22047/2176-1477/2018.v9i1.765
FORMIGOSA, M. M.; SILVA, B. DAS G. S.; OLIVEIRA, M. R. D. O Ensino de Matemática com jovens e adultos em uma Escola do Campo na Amazônia. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-21, 2020. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1981-1322. DOI: 10.5007/1981-1322.2020.e68072.
GOODWIN, C. Professional vision. American Anthropologist, n. 96, p. 606-633, 1994.
GOMES, P.; QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Conhecimento sobre tarefas e sobre os alunos num estudo de aula com professoras de matemática. Educación Matemática, v. 35, n. 1, p. 113-141, abr. 2023.
GOTARDI, O. L. N.; PIRES, D. X. Educação do Campo e Currículo: um estudo das propostas pedagógicas de escolas do campo da região de Dourados/MS. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 10, n.2, p. 01-21, 2021.
JACOBS, V. R.; LAMB, L. L. C.; PHILIPP, R. A. Professional noticing of children’s mathematical thinking. Journal for Research in Mathematics Education, v. 41, n.2, p. 169-202, 2010.
JACOBS, V. R.; LAMB, L. L. C.; PHILIPP, R. A.; SCHAPPELLE, B. P. Deciding how to respond on the basis of children’s understandings. In: SHERIN, MG.; Jacobs, V.R.; Philipp. R. A. (eds.). Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. New York: Routledge, 2011. p. 97-116.
LOUIE, N. Culture and ideology in mathematics teacher noticing. Educational Studies in Mathematics, v.97, n.1, p. 55-69, 2018.
LOUIE, N.; ADIREDJA, A. P.; JESSUP, N. Teacher noticing from a sociopolitical perspective: the FAIR framework for anti deficit noticing. ZDM - Mathematics Education. v. 53, p. 95–107, 2021.
MAAß, K.; ARTIGUE, M. Implementation of inquiry-based learning in day-to-day teaching: a synthesis. ZDM - Mathematics Education, v. 45, n. 6, p. 779-795, 2013.
MASON, J. Researching your own practice: The discipline of noticing. RoutledgeFalmer, 2002.
MASON, J. Learning about noticing, by, and through, noticing. ZDM - Mathematics Education, n. 53, p.231–243, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11858-020-01192-4.
MONTEIRO, C. E. F.; MARTINS, M. N. P.; CARVALHO, L. M. T. L. DE.; QUEIROZ, T. N. Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo. REMATEC, ano 12, n. 25. p. 21-36, maio/ago. 2017.
MORÉ, C. B. B.; RODRIGUES, R. V. R. O ensino de Matemática na escola do campo a partir das pesquisas com professores que atuam nesse contexto. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-22, 2023.
NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista da FAEEBA, v. 23, n.41, p. 149-163, 2014.
PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005. p. 11-34.
PONTE, J. P.; MATA-PEREIRA, J.; HENRIQUES, A. C.; QUARESMA, M. Designing and using exploratory tasks. In: MARGOLINAS, C. (ed.). Task design in mathematics education: Proceedings of ICMI Study 22, v. 1, 2013. p. 491-500.
RODRIGUES, R. V. R.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. Bolema, v. 32, n.62, p. 967-989, dez. 2018. DOI: 10.1590 /1980-4415v32n62a11.
SANTOS, A. R. dos; SILVA, J. F. da. Recontextualização dos princípios da educação escolar do campo, indígena e quilombola nas pesquisas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15202, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15202. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15202. Acesso em: 28 jul. 2023.
SHERIN, M.G.; VAN ES, E. A. Effects of video club participation on teachers’ professional vision. Journal of Teacher Education, v. 60, n. 1, p. 20-37, jan./fev. 2009.
SHERIN, M. G.; JACOBS, V. R.; PHILIPP, R. A. (orgs.). Situating the study of teacher noticing. In: SHERIN, M. G.; JACOBS, V. R.; Philipp, R.A. (eds.). Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. New York: Routledge, p. 3-14, 2011.
SHERIN, M. G.; RUSS, R. S.; COLESTOCK, A. A. Accessing mathematics teachers’ in-the-moment noticing. In: SHERIN, M. G.; JACOBS, V. R.; Philipp, R.A. (eds.). Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. New York: Routledge, 2011. p. 79-94,
STAR, J. R.; LYNCH, K.; PEROVA, N. Using video to improve preservice mathematics teachers’ abilities to attend to classroom features: A replication study. In: SHERIN, M.G.; JACOBS, V.R.; Philipp, R.A. (eds.), Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. New York: Routledge, 2011. p. 117-133.
STEIN, M.K; ENGLE, R. A.; SMITH, M. S.; HUGHES, E. K. Orchestrating productive mathematical discussions: five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, n.4, p.313-340, 2008. DOI: 10.1080/10986060802229675.
STEIN, M.K.; SMITH, M. Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: da investigação à prática. Educação e Matemática, n. 105, p. 22-28, 2009.
TEIXEIRA JÚNIOR, V. P. Jogos de linguagem na educação do campo: cotidiano e matemática na visão de professores do campo. Alexandria: R. Edu. Ci. Tec., Florianópolis, v. 13, n.1, p. 57-72, maio 2020. DOI: 10.5007/1982-5153.2020v13n1p57.
VAN ES, E.; SHERIN, M. Learning to notice: Scaffolding new teachers’ interpretations of classroom interactions. Journal of Technology and Teacher Education, v. 4, n. 10, p. 571-596, 2002.
WELLS, G. Dialogic inquiry: Towards a sociocultural practice and theory of education. Cambridge University Press, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).