Faz parte da Pedagogia? Direito à cidade, infâncias e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18453Parole chiave:
Infâncias, Currículo, ´Cidade, Formação de Professores, Direito à cidadeAbstract
Este artigo tem como objetivo estabelecer relações entre formação de professoras/es, estudos urbanos e infâncias. Embora tenhamos pesquisas recentes voltadas para o entendimento sobre como as crianças têm vivido e significado suas experiências urbanas, buscamos conhecer o que tem sido produzido nessa temática envolvendo a formação de professoras para a produção de práticas que considerem às crianças em suas relações com a cidade. A ênfase é dada para a educação infantil. Busca-se o entendimento da questão a partir de pesquisas acadêmicas e legislações. Foram usados levantamentos no Catálogo de Teses e Dissertações do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), artigos de revistas acadêmicas, base de dados Scielo, no período entre 2013 e 2023 de onde se conclui a existência de certa preocupação com formação que tem na cidade um objeto de práticas curriculares especificas e em algumas datas, mas não proporciona reflexões em que ela seja conhecida, praticada e reivindicada como direito, obra e produto.
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