A REFLEXÃO SOBRE O DESIGN E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROCESSO POTENCIALIZADOR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p174Parole chiave:
Design de problemas abertos e contextualizados. Resolução de problemas matemáticos. Tecnologias Digitais. Processo de reflexão. Formação inicial de professores.Abstract
Neste artigo, relatam-se os principais resultados obtidos com uma investigação, de cunho qualitativo, em que foi proposto a futuros professores de Matemática, a resolução de um problema aberto e contextualizado, em que Tecnologias Digitais foram utilizadas. O propósito era que refletissem sobre o enunciado do problema e acerca do processo de resolução que realizaram, de modo que contribuísse para a sua formação. Por meio disso, puderam (re)construir as suas concepções acerca da resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos, bem como tiveram a oportunidade de produzir conhecimentos relativos ao Design de problemas abertos, que abordam temas de relevância social e que favoreçam o ensino de conhecimentos matemáticos através da resolução de problemas.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).