Semântica nossa de cada dia estudo teórico-prático de expressões idiomáticas da língua portuguesa no Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.140-156Mots-clés :
Semântica, Expressões Idiomáticas da Língua Portuguesa, Livro DidáticoRésumé
O artigo aborda o uso de expressões idiomáticas (EI) da língua portuguesa no Ensino Fundamental, 8º ano, em perspectiva semântica. Assim, buscou-se verificar textos veiculados nas redes sociais que apresentassem EI; selecionar variados tipos e gêneros textuais com EI; confrontar os fenômenos semânticos presentes nas EI selecionadas e sua relação com o conteúdo do Livro Didático (LD); e analisar criticamente os textos com EI. O corpus da pesquisa proveio do LD “Tecendo linguagens: língua portuguesa, 8º ano”, de Oliveira e Araújo (2018), adotado em escolas públicas situadas na Região Tocantina do Maranhão, além de postagens circulantes nas redes sociais. Nesse viés, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental. Os autores que fundamentam o estudo são, entre outros, Xatara (1998), Biderman (2001), Ilari (2011) e Ferrarezi Jr. (2019). Com os resultados, constou-se, no LD, textos literários que contêm EI; no entanto, não é feita menção a elas, seja como conteúdo do LD ou quanto ao seu emprego em textos dispostos na obra analisada. Verificou-se também o uso de EI em postagens várias circulantes nas redes sociais. E, ao confrontar os textos veiculados na web com o conteúdo do LD, concluiu-se que não são exploradas, suficientemente, as EI no LD selecionado.
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