Leituras de Pieter Bruegel à luz da poesia de Manoel de Barros: a arte de ler, criar e transver o mundo com educandos e educadoras da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201454.112-126Palavras-chave:
práticas de leitura, arte, criaçãoResumo
O artigo apresenta um recorte de dissertação de Mestrado que propôs entrecruzar saberes de educadores e educandos que atuam e frequentam a Educação de Jovens e Adultos, a partir de leituras de imagens em pintura, dentre elas duas obras de Pieter Bruegel: Jogos Infantis e Provérbios Flamengos. Procura-se refletir, a partir dos versos de Manoel de Barros, com Ostrower e Vygotsky, sobre dois processos de criação: do pintor e de quem contempla uma obra de arte. Este trabalho aponta possibilidades de compreensão da arte, das práticas de leitura e das possibilidades de invenção de modos de aprender e ler.