Atuação do professor no ensino superior: o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p232-246Palabras clave:
Ensino Superior. Formação de professores. Atuação docente.Resumen
Este estudo analisa a atuação docente no Ensino Superior, levando em consideração o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Constituído como pesquisa exploratória e descritiva foi produzido seguindo abordagem qualitativa, acompanhada por um tratamento quantitativo. Contou com pesquisa bibliográfica e de campo envolvendo 84 professores atuantes no Ensino Superior que responderam um questionário com questões abertas e fechadas, que trataram do perfil, formação e trajetória profissional e questões relacionadas à atuação docente. As repercussões indicam que não há diálogo entre ensino, pesquisa e extensão na atuação do docente do Ensino Superior. Para superar esse problema será necessária a “instauração” de uma espécie de “crise de identidade” nos professores do Ensino Superior para questionar a própria prática docente, a forma de organização dos processos de formação, o papel social da instituição de Ensino Superior e as formas de relação da sala de aula com os contextos sociais.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).