Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704

Palabras clave:

Complexidade, Transdisciplinaridade, Ecoformação, Pesquisa com intervenção

Resumen

Este estudo objetivou detectar ações implicadas em pesquisas com intervenção vinculadas ao Programa de Mestrado Profissional de Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), que indicam a convergência entre o pensamento complexo e a perspectiva metodológica transdisciplinar e ecoformadora. Trata-se de um estudo bibliográfico centrado na abordagem qualitativa. A coleta de dados se fez por meio da análise de três dissertações que utilizaram a metodologia da pesquisa-ação e envolveram escolas de Educação Básica de Redes Municipais de Ensino de Santa Catarina, Brasil. A partir dessa análise, observou-se o potencial que a articulação entre o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação oferece para religar os conhecimentos entre si e com a realidade. Esse processo é indispensável para transcender as disciplinas e expressar a essência da relação entre sujeito e objeto.

  What do you want to do ?New mailCopy

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Professora, Pesquisadora e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissinal em Educação Básica - PPGEB da UNIARP

Doutora em Psicologia pela UFSC

     What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PPGE da UFLA

 

   What do you want to do ?New mailCopy

Cristina Costa-Lobo, Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF, Portugal)

Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade

Instituto de Estudos Superiores de Fafe – IESF

Amarante, Portugal

 What do y

Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade

Instituto de Estudos Superiores de Fafe – IESF

Amarante, Portugal

ou want to do ?New mailCopy

Aline Lima da Rocha Almeida, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Docente da EMEB ALTO BONITO- Rede Municipal de Ensino de Caçador - Santa Catarina - Mestre em Educação Básica pelo PPGEB Mestre em Educação Básica pelo PPGEB da UNIARP  

Helena Castilho Zielinski, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

 What do youMEB Gleides Rodrigues - Rede Municipal de Ensino de TImbó Grande - Santa CatarinaMEB Gleides Rodrigues - Rede Municipal de Ensino de TImbó Grande - Santa Catarina want to do ?New mailCopyDiretora da EMEB Gleides Rodrigues - Rede Municipal de Ensino de Timbó Grande - Santa CatarinaMestre em Educação Básica pelo PPGEB da UNIARP What do you want to do ?New mailCopy  

Publicado

2020-08-18

Cómo citar

ZWIEREWICZ, Marlene; FERREIRA, Helena Maria; COSTA-LOBO, Cristina; ALMEIDA, Aline Lima da Rocha; ZIELINSKI, Helena Castilho. Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 691–704, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9775. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.