A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste

interlocuções sistematizadas

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395

Mots-clés :

Escola pública, Conhecimentos clássicos, Formação, Ação política

Résumé

O artigo realiza uma revisão sistemática para compreender o que as revistas científicas do Norte e Nordeste do Brasil estão veiculando sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para isso, desenvolveu-se um estudo do tipo estado da arte analisando e considerando a produção disseminada pelas seguintes revistas: Debates e Educação, Educação em questão, Espaço do currículo, Exitus, Germinal: Marxismo e Educação em Debate e Linguagem, Educação e Sociedade. A partir da análise de conteúdo, pautada nos fundamentos de Bardin (2016), por meio da análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram identificados 49 estudos que abordam a temática em questão. Estes deram origem a três categorias temáticas: Fundamentos da PHC, formação e práxis de professores e currículo. Os estudos apontaram a partir do diálogo com os referenciais teóricos que a socialização dos conhecimentos clássicos na forma de conteúdos escolares, por meio do trabalho educativo, é condição precípua para que o ensino se concretize sob a perspectiva histórico-crítica, apresentando a defesa da escola pública, a relevância do conhecimento construído historicamente, a função da escola e dos professores nesse contexto para contribuir para a formação da consciência social da educação como ação política.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, PPGE UFOPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima, UFOPA

Doutoranda no Doutorado em Educação na Amazônia - UFOPA. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia-- UNIR-RO( 2014) Especialista em Gestão Educacional e Metodologia de Ensino de História e Geografia pela EDUCON( 2006). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela FETREMIS ( 2015), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Pesquisadora do grupo de pesquisa HISTEDBR/UFOPA . Pesquisas na área de educação com ênfase em Políticas Públicas, Gestão educacional, Formação de Professores e Educação Integral

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Publié-e

2021-08-31

Comment citer

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; NOGUEIRA LIMA, Glaucilene Sebastiana. A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste: interlocuções sistematizadas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 374–395, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11971. Acesso em: 12 août. 2024.

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