A institucionalização de uma estrutura pública de gestão educacional

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p523-542

Mots-clés :

Gestão Educacional, Gestão Pública, Processo de Institucionalização

Résumé

A gestão educacional municipal ainda representa um grande desafio para a sociedade brasileira. Este artigo visa ampliar a compreensão da forma como, ao longo do tempo, se institucionaliza uma estrutura de gestão educacional. O caso estudado é o da Secretaria de Educação do Município de Londrina. Conta-se, para tanto, com o suporte da Teoria Institucional. Empregam-se na análise técnicas qualitativas de coleta e análise de dados. Os resultados permitem um diagnóstico da fase institucional em que se encontra o órgão e apontam para a relevância do contexto político e da demanda por trabalho como elementos deflagradores de mudanças nos organogramas adotados

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Bibliographies de l'auteur-e

Daniela Modolo Ribeiro Gouvea, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina e discente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (Doutorado em Administração).

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ricardo Lebbos Favoreto, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Pablo Henrique Paschoal Capucho, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre e bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publié-e

2020-08-18

Comment citer

GOUVEA, Daniela Modolo Ribeiro; AMÂNCIO VIEIRA, Saulo Fabiano; FAVORETO, Ricardo Lebbos; CAPUCHO, Pablo Henrique Paschoal. A institucionalização de uma estrutura pública de gestão educacional. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 523–542, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p523-542. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9654. Acesso em: 12 août. 2024.

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