DIFERENTES CENÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS E FRANCESES
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p278Parole chiave:
Competência profissional docente. Representações sociais. Professores de matemática.Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar as representações sociais de professores brasileiros e franceses de sua competência profissional docente. O quadro teórico-metodológico da pesquisa está baseado na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1976). O estudo foi organizado em três etapas: aplicação de teste de associação livre de palavras sobre competência para ensinar; hierarquização de itens; teste de verificação do núcleo central e entrevistas. Para tanto, contamos com a colaboração de 146 professores de matemática brasileiros e 136 professores franceses. Dentre os resultados, destacamos a competência profissional docente a partir de representações centradas em diferentes dimensões: cognitiva, afetivo-motivacional, ético-política e social.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).