Discutindo o currículo escolar no projeto político-pedagógico: pontos e contrapontos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p143-157Parole chiave:
Currículo. Política Educacional. Projeto político-pedagógico.Abstract
O objetivo da pesquisa foi comprender a concepção de currículo presente no projeto político-pedagógico (PPP) de uma escola estadual em União dos Palmares, no estado de Alagoas, tendo como ponto de partida a compreensão de que as reformas instauradas têm intenções que geram impactos no trabalho escolar e na construção de propostas pedagógicas. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa com ênfase nas pesquisas bibliográgica e documental. Como resultado, pode-se perceber que a escola tem em seu PPP a concepção de currículo multicultural, democrático e dinâmico. As sinalizações apontam para práticas que dialogam com perspectivas emancipatórias de educação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALAGOAS. Projeto político-pedagógico. Escola Estadual Dr. Jorge de Lima, União dos Palmares, 2018.
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa, Editorial Presen-ça, 1980.
APPLE, M. Política Cultural e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
ARROYO, M. Indagações sobre o currículo: educandos e educadores – seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
BALL, S. J. Perfomatividade, Privativação e o Pós-Estado de bem Estar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (1996). Biblioteca Digital da câmara dos deputados. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37, p. 45-56 jan./abr. 2008.
CANDAU, V. M. Reformas Educacionais hoje na América Latina. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2013.
CAVALIÉRI, A. M. V. Uma escola para a modernidade em crise: considerações sobre a ampliação das funções da escola fundamental. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2013.
CÁSSIO, F. L. Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 239-253, jul./out. 2018.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2002.
FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014.
GENTILI, P. O discurso da qualidade como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, P.; SILVA, T. T. (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
GOMES, N. L. Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
LUNA, S. V. O falso conflito entre tendências metodológicas. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000.
MOREIRA, A. F. B. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
SACRISTAN, J. G. O aluno como invenção. Madrid: Morata, 2003.
SENA, I. P. F. S. Convite ao questionamento e à resistência ao abismo lançado pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. In: UCHOA, A. M. C.; SENA, I. P. F. S. (Orgs.) Diálogos Críticos: BNCC, educação, crise e luta de classes em pauta. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.
SILVA, G. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) como mecanismo da descentralização financeira, participação e autonomia na gestão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Alagoas: Maceió, 2015. 136 p.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica,1999.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).