Fatores determinantes da evasão de estudantes de cursos superiores de tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p297-322

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Cursos Superiores de Tecnologia, Evasão/desistência

Resumo

A evasão escolar é um fenômeno complexo e comum às instituições de ensino superior da sociedade contemporânea e está presente, principalmente, nos Cursos Superiores de Tecnologia (CST). Neste estudo buscou-se compreender fatores que contribuem para a evasão de estudantes que ingressam em CST, analisando a situação escolar/acadêmica como ex-estudantes. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa e quantitativa por meio de pesquisa de campo, assumindo a forma de estudo de caso. Foram envolvidos 95 ex-estudantes de quatro CST de um Instituto Federal da Região Sul do país, ingressantes entre os anos 2010 a 2018 por meio da aplicação de questionário. Os resultados apontam que contradições e conflitos existentes no processo de evasão são múltiplos, desde dificuldades dos estudantes até as de caráter institucional. A instituição de ensino precisa conhecer quem são seus estudantes, ajudando-os nas suas necessidades concretas.

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Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Emanuele de Souza Teló, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Frequenta Curso de Zootecnia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Atua como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

VIEIRA, Josimar de Aparecido; TELÓ, Emanuele de Souza; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. Fatores determinantes da evasão de estudantes de cursos superiores de tecnologia. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 297–322, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p297-322. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10936. Acesso em: 24 nov. 2024.

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