Jogos eletrônicos e educação física escolar
tensões, alternativas e perspectivas docentes
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p526-548Palavras-chave:
Educação Física escolar, Jogos eletrônicos, Documentos de planejamento dos professoresResumo
A presente pesquisa aborda o tema dos jogos eletrônicos na educação física escolar e busca compreender as possibilidades didático-pedagógicas de utilização deles na Educação Básica. Metodologicamente a investigação é definida como pesquisa documental de cunho qualitativo, que contou como fonte de análise, um conjunto de documentos produzidos por docentes da disciplina Educação Física em uma escola pública da região Norte do Brasil durante o período de 2014 a 2020, e que evidenciavam a utilização dos jogos eletrônicos com fins educacionais. Tais documentos foram categorizados e analisados por meia da técnica de “análise temática”. O estudo evidenciou que os docentes mesmo diante dos desafios de abordar as novas tecnologias em suas aulas e a ausência de formação específica, demonstram conhecimento técnico dos games que utilizam o movimento corporal e conseguem empregá-los nos mais diferentes contextos da Educação Física, quer seja como um recurso pedagógico para o ensino dos conteúdos/conhecimento da Educação Física, ou como o próprio conteúdo/conhecimento específico da disciplina.
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