Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602

Keywords:

Formação docente, Situações Didáticas, Campo Conceitual Multiplicativo

Abstract

A Teoria das Situações Didáticas (TSD) propõe a interação entre professor, alunos e o saber matemático, em um meio planejado pelo primeiro, para que os outros possam elaborar autonomamente os conhecimentos. Com base nesta premissa, este artigo objetiva analisar a implementação e as reflexões realizadas pela professora acerca da TSD como fundamento de sua prática pedagógica, ao abordar o campo conceitual multiplicativo. Para tal, foi realizada formação com uma professora do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tal formação teve como suporte a TSD. Foram realizados três ciclos de acompanhamento. Cada ciclo foi composto por planejamento, observação e sessão reflexiva. A professora compreendeu os elementos da TSD, entretanto, não implicou ainda em sua prática de sala. Há dificuldades no processo de devolução e institucionalização do conhecimento estudado. Nota-se, no entanto, a valorização de variadas situações do campo multiplicativo com o uso da representação numérica dominante.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-06-26

How to Cite

BATISTA, Paulo César da Silva; BARRETO, Marcilia Chagas; DE SOUSA, Ana Cláudia Gouveia. Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 577–602, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10606. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.