La formación del profesorado de Matemáticas y la enseñanza de la Geometría

un análisis de los cursos de grado del PCC de Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15859

Palabras clave:

Plan de estudios, Geometría, Educación Matemática, Licenciado en Matemáticas

Resumen

El presente trabajo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo analizar cómo los diferentes saberes geométricos son presentados y articulados en las propuestas curriculares de los cursos de licenciatura en Matemáticas ofrecidos por instituciones públicas presenciales ubicadas en el Estado de Bahía. La investigación, evidenció la configuración de estos cursos desde varias perspectivas, principalmente en lo que se refiere al conocimiento de la Geometría.

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Biografía del autor/a

Leonardo Araújo Suzart, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Licenciado em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII, na cidade de Senhor do Bonfim. Educador da área de Matemática dos níveis fundamental e médio. Foi bolsista do programa Afirmativa de Pesquisas e Extensão, trabalhando com a unidade temática Geometria com ênfase nos anos finais do ensino fundamental. É integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq).  

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder, é editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). É membro da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Citas

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Publicado

2023-09-05

Cómo citar

SUZART, Leonardo Araújo; SILVA, Américo Junior Nunes da. La formación del profesorado de Matemáticas y la enseñanza de la Geometría: un análisis de los cursos de grado del PCC de Bahia. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15859, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15859. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15859. Acesso em: 16 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

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