A formação do professor de Matemática e o ensino de Geometria
uma análise dos PPC dos cursos de licenciatura da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15859Parole chiave:
Currículo, Geometria, Educação Matemática, Licenciatura em MatemáticaAbstract
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar como os diferentes conhecimentos geométricos são apresentados e se articulam nas propostas curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática oferecidos por instituições públicas presenciais localizadas no Estado da Bahia. A investigação evidenciou a configuração desses cursos sob várias perspectivas, principalmente quanto aos conhecimentos de Geometria.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020.Disponível em: https://www.moderna.com.br/anuario-educacao-basica/2020/estados-bahia.html. Acesso em 15 jun. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília, DF, 2001.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 19 jan. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019.
BURIGO, E. Z. Movimento da matemática moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 1989. 293f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.
FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], n. 18, 2012. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/266. Acesso em 19 jan. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, 20-29, 1995. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/20595>. Acesso em 23 mar. 2023.
LISBOA, Eder Quintão. O desenho geométrico como disciplina de curso de licenciatura em matemática: uma perspectiva histórica. 2013. 235 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
LORENZATO, Sérgio Apparecido. Porque não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, Ano III, n° 4, 1° semestre, p. 3-13, Blumenau: SBEM, 1995.
LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo: Autores Associados, 2021.
NCTM. Principles and standards for school mathematics (2020). Disponível em: https://www.nctm.org/uploadedFiles/Standards_and_Positions/PSSM_ExecutiveSummary.pdf. Acesso em 23 jan. 2023.
PASSOS, C. L. B; NACARATO, A. M. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 16, n. 4, 1147-1168, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22016. Acesso em 23 jan. 2023.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, Campinas, SP, v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v1i1.8646822. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822. Acesso em: 19 jan. 2023.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da Geometria: uma visão histórica. 1989. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, 1989.
SACRISTÁN, J. G; GÓMEZ, A. O que significa o currículo? Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, june 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293. Acesso em: 19 jan. 2023.
SILVA, A. J. N. da. Laboratório de estudos e pesquisas em educação matemática do campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo. In.: VIEIRA, A. R. L; SILVA, A. J. N. O futuro professor de matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
SUZART, L. A.; SILVA, A. J. N. DA. Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p. e202002, 22 jul. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/e202002. Acesso em 19 jan. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).