Aprender pela pesquisa e o ensino de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16016

Palabras clave:

Aprende por Investigación, Enseñanza de la química, Dicumba

Resumen

Este texto, en cuatro momentos, presenta desde las concepciones de 30 alumnos de educación secundaria los impactos de la metodología Dicumba en la enseñanza de la química en la Educación Básica. Los datos, recopilados mediante observación participante y la aplicación de un cuestionario virtual, fueron analizados mediante métodos mixtos, haciendo hincapié en el uso del programa Statistical Package for the Social Sciences a la luz de teóricos del área. Al finalizar, las percepciones de los estudiantes revelan que Dicumba proporciona momentos de argumentación crítica y alfabetización científica, así como propone al sujeto el papel de investigador.

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Biografía del autor/a

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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Publicado

2024-04-05

Cómo citar

BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. Aprender pela pesquisa e o ensino de Química. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16016, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16016. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16016. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

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