A escolha do livro didático de Física e sua utilização em sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p67-82

Palabras clave:

Ensino de Física, Educação Básica, Uso do Livro Didático, PNLD.

Resumen

Nas escolas, o livro didático (LD) ocupa importante papel no processo de ensino e aprendizagem. Para que as instituições escolares recebam os livros, os professores devem selecioná-los de acordo com as obras aprovadas pelo Ministério da Educação e indicadas no Guia do Livro Didático. Considerando a atribuição docente nesse processo, buscou-se identificar e analisar os fatores considerados por um grupo de professores de Física de uma instituição federal de ensino no processo de escolha do LD e sua utilização em sala de aula. Dezessete docentes participaram da pesquisa respondendo a um questionário enviado eletronicamente. O questionário possuía questões que visavam conhecer o perfil dos professores e informações a respeito do conhecimento docente sobre o Programa Nacional do Livro Didático, o uso do LD e fatores utilizados na seleção das coleções didáticas e sobre a abordagem. Os resultados indicam a adoção de critérios de escolha que levam em conta o tipo de abordagem e as atividades propostas nos LDs, e a manutenção de uma tradição no uso de LDs de Física baseada na resolução de exercícios.

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Biografía del autor/a

Marcos Fernando Soares Alves, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É professor de Física no Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto do Departamento de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR.

Citas

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Publicado

2020-04-06

Cómo citar

ALVES, Marcos Fernando Soares; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. A escolha do livro didático de Física e sua utilização em sala de aula. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 67–82, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p67-82. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7463. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

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