Estado, sistema educativo e gestão escolar em Moçambique

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp560-582

Mots-clés :

Sistema educativo, Gestão escolar, Dependência, Moçambique

Résumé

O artigo centra-se na análise dos principais avanços no desenho do sistema educativo moçambicano, demarcando as diferentes fases de sua história e as implicações para a gestão escolar. Com uma pesquisa qualitativa e ênfase nas etapas de revisão de literatura e análise documental, retraça o percurso sócio-histórico da constituição e consolidação desse sistema educativo e compreende as três fases que lhe demarcam as principais rupturas de seu modelo educacional: período pré-colonial, colonialismo e pós-independência nacional. Os resultados demonstram um sistema que sofreu diretamente as implicações sociais dos processos da guerra civil e, em função de sua história colonial, é marcado pelas descontinuidades, dependência internacional, tímida presença do Estado e legitimação das parcerias público-privadas com empresas de capital estrangeiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Camila Ferreira da Silva, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa.

Sebastião Juvêncio Rumbane, Escola de Jornalismo (Moçambique)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com bolsa CAPES/PROAFRI.

Références

AZEVEDO, Joaquim. Sistema educativo mundial. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2007.

BAIA, Alexandre H. M. Os meandros da urbanização em Moçambique. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n. 29 - Especial, p. 03-30, 2011.

CASTIANO, José; NGOENHA, Severino; BERTHOUD, Gérald. A longa marcha duma “educação para todos” em Moçambique. Maputo: Imprensa Universitária, 2005.

CORREIA, Nelsio Gomes. Ativismo feminino em África: dinâmicas e perspectivas. Revista África e Africanidades, ano XIII, n. 3, p. 1-14, maio 2020.

DIAS, Hildizina Norberto. Diversidade cultural e educação em Moçambique. Revista V!RUS, São Carlos, no 4, pp. 1-15, 2010.

DOMINGOS, Alberto B. A educação e as organizações democráticas em Moçambique: experiências da revolução popular”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 227-251, 2015.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Lisboa: Edições 70, 2007.

GHILARDI, Franco; SPALLAROSSA, Carlo. Guia para Organização da Escola. 2. ed. Porto: Edições ASA, 1991.

GOLIAS, Manuel. Sistema de Ensino em Moçambique. Maputo: Escolar, 1983.

GÓMEZ, Miguel Buendía. Educação Moçambicana - História de um processo (1962-1984). Maputo: Livraria Universitária UEM, 1999.

HUMBANE, Eduardo Moises. Educação e diversidade: o caso de Moçambique. Sinais, Vitória, n. 21, n. 1, p. 7-26, 2017.

LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MANGANA, Gregório Adélio. Paradigmas socioculturais, educação e desenvolvimento em Moçambique: uma perspectiva epistemológica. UDZIWI - Revista da Educação, Maputo, n. 19, p. 5-12, 2014.

MOÇAMBIQUE, República Popular de. Constituição da República Popular de Moçambique. Maputo: Assembleia da República. 1975.

MOÇAMBIQUE, República de. Sistema Nacional de Educação. Lei nº 4/83, de 23 de Março de 1983. Maputo: Imprensa Nacional, 1983.

MOÇAMBIQUE, República de. Sistema Nacional de Educação. Lei nº 6/92, de 06 de Maio de 1992. Maputo: Imprensa Nacional, 1992.

MOÇAMBIQUE, República de. Plano Estratégico da Educação e Cultura 2006 – 2011. Maputo: Ministério da Educação e Cultura, 2006.

MOÇAMBIQUE, República de. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Maputo: Instituto Nacional para Desenvolvimento da Educação, 2007.

MOÇAMBIQUE, República de. Sistema Nacional de Educação. Lei nº 18/2018, de 28 de Dezembro de 2018. Maputo: Imprensa Nacional, 2018.

NGOENHA, Severino; CASTIANO, José P. Pensamento Engajado: Ensaio Sobre filosofia africana, Educação e Cultura política. Maputo: Editora Educar, 2011.

QUIMUENHE, Ancha. História da educação moçambicana no seculo XX: Lei 4/83 e 6/92 do Sistema Nacional de Educação. Revista Científica de Educação, Inhumas, v. 3, p. 1-14, 2018.

SANTOS, Fabiano Villaça dos. Expansão portuguesa: Moçambique. Brasília: Arquivo Nacional, 2017. Disponível em http://historiacolonial.arquivonacional.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3053&Itemid=327. Acesso em 04 jul. 2021.

SERRA, Carlos. (Org.). História de Moçambique. Maputo: Livraria Universitária da UEM, 2000.

ZAMPARONI, Valdemir. As ‘Escravas Perpétuas’ & o ‘Ensino Prático’: Raça, Gênero e Educação no Moçambique Colonial, 1910-1930. Estudos Afro-Asiáticos, ano 24, n. 3, p. 459-482, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2022-06-10

Comment citer

SILVA, Camila Ferreira da; RUMBANE, Sebastião Juvêncio. Estado, sistema educativo e gestão escolar em Moçambique. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 560–582, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp560-582. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12777. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.