Apresentação

Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Auteurs-es

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Leandro Silva Moro Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16224

Mots-clés :

Ensino-aprendizagem, Formação Docente, Experiências teórico-práticas

Résumé

O presente dossiê, intitulado Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos, reúne artigos originados de diversos territórios e colaboradores, discutindo experiências e teorias, provocando reflexões, desafios e perspectivas pedagógicas no tocante ao processo de ensinar e aprender, e em especial abordando a formação docente nas mais variadas áreas e níveis. Apresenta diversidades temáticas e prismas teórico-metodológicos originados, em sua maioria, do III Colóquio Interfaces entre Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação, organizado e realizado em 2022 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.

Leandro Silva Moro, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduado em Física, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais (MG) (2002-2006). Especialista em Ensino de Ciências, UFU (2009-2010). Mestre (2011-2013) e Doutor em Educação (2017-2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFU). Professor Temporário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (2022-atual), unidade Ituiutaba-MG. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) (2022- atual), na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor e Pesquisador membro da Sociedade Brasileira para Pesquisa e Estudo em Terapia Celular (SOCELL). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), institucionalmente vinculado à UFS. Parecerista Ad Hoc dos periódicos: Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP); Somma - Revista Científica do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Revista Interfaces da Educação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba; Revista ACTIO - Docência em Ciências, da UTFPR; e Em Tese: Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC). Tem experiência nas áreas de Físca Geral e Radiológica, Formação Docente, Apropriações e usos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com fins Educativos e Ensino-Aprendizagem de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem de Física (Física Geral, Física das Radiações, Física Aplicada ao Radiodiagnóstico e a Radioproteção); Formação Docente e Práticas Pedagógicas; TDIC no Ensino de Ciências.

Références

.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-05

Comment citer

VASCONCELOS, Carlos Alberto; MORO, Leandro Silva. Apresentação: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16224, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16224. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16224. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Articles similaires

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.