Planejamento de ensino e aprendizagem na Educação Superior: um ato dialógico de articulação entre a teoria e a prática docente
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p36-55Mots-clés :
Educação Superior. Planejamento. Prática Docente. Planos de ensino e aprendizagem.Résumé
Este estudo trata acerca do planejamento de ensino e aprendizagem na educação superior, com enfoque no ato dialógico da teoria com a prática docente. Essa temática ganha importância no contexto atual, quando novas lógicas se definem na construção de conhecimentos e na formação humana. Nesse processo, o trabalho pedagógico pressupõe um diagnóstico como etapa inicial do planejamento e sua execução, o que mostra a importância no exercício da docência e constitui um desafio aos professores na busca de ressignificar a ação docente. A investigação parte de uma abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, com o objetivo de analisar o processo de planejamento do ensino e da aprendizagem na educação superior no contexto da sociedade contemporânea. Apoia-se nas formulações teóricas de Anastasiou; Alves (2009), Freire (200; 2010), Gandin (2001), Gil (2012), Libâneo (1985; 1993; 2003; 2013), Luckesi (2011), Masetto (1998; 2003), Pimenta (1998), Tardif (2002), entre outros, que ampliam a compreensão da necessidade de mudança nos modos de planejar e elaborar planos de ensino e aprendizagem, em atendimento aos desafios da educação superior. Os resultados mostram que, como componente didático-pedagógico no ensino superior, o planejamento representa um mecanismo de orientação da prática docente, trazendo segurança para a operacionalização das atividades necessárias à construção de uma aprendizagem significativa, em que os sujeitos da aprendizagem – professores e alunos – constroem e reconstroem conhecimentos, a partir da identificação de suas fragilidades e do investimento nas potencialidades que nutrem o processo de ensino e aprendizagem. Em vista disso, sugere-se então, o investimento nesse recurso, como mecanismo inclusive, de demonstração de compromisso e respeito com a prática docente, contribuindo para uma educação pautada na emancipação, na criticidade e na esperança de que a educação seja um espaço de democracia e igualdade de oportunidades de direitos sociais.
Téléchargements
Références
ANASTASIOU, Léa; ALVES, Leonir P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BENINCÁ, Eli. Prática Pedagógica de sala de aula: princípios e métodos de uma ação dialógica. Cadernos UPF. Passo Fundo/RS, ano 01, nº 04, Ago. 1982.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMNOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 31-42.
DAL MAGRO, Cristian Baú; RAUSCH, Rita Buzzi. Plano de Desenvolvimento Institucional de universidades federais brasileiras. Administração: ensino e pesquisa. Rio de Janeiro, v. 13, nº 3, p. 427–454, jul.-ago.-set., 2012. Disponível em: < https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/85/167 >. Acesso em: 12 ago. 2018.
ENTWISTLE, H. La relación entre teoria y la practica. In: TIBBLE, J. W. (Org.). Introducción a la ciencia de la educación. Buenos Aires: Paidós, 1976.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. O planejamento da prática docente. In: ______. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2011. p. 103-127.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, Paulo; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GANDIN, Danilo. Posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem Fronteira, v.1, n. 1, jan./jun., 2001.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
______. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
______. O ensino de graduação na universidade: a aula universitária. Texto apresentado na XII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da Universidade Católica de Goiás (UCG), 2003. p. 01-13. Disponível em: < http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/UCG%20-%20ENSINO%20DE%20GRADUA%C3%87%C3%83O%20Novo.doc >. Acesso em: 12 ago. 2018.
______. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 1993.
LIMA, Francisco Renato; SILVA, Jovina da. A universidade rumo a educação para a autonomia e superação da crise dos paradigmas modernos. In: SILVA, Jovina da; LIMA, Francisco Renato (Org.). Ensino superior: concepção, avaliação e planejamento. Teresina: FUESPI, 2016. p. 17-36.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES, Juracy C. A aula como processo: um programa de auto ensino. Porto Alegre: Globo, 1979.
MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. Campinas: Papirus, 1998.
______. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Sammus, 2003.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a construção do conhecimento em aula. São Paulo: DPA, 2004.
NÉRICI, Imídeo G. Didática do ensino superior. São Paulo: IBRASA, 1993.
PENTEADO, V. S. Planejamento: plano de curso, plano de ensino ou plano de aula, que prática é essa? Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2003.
PESSOA, Fernando. O infante. In: PESSOA, Fernando. Mensagem. Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1934, p. 51.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. p. 161-178.
ROJO, Roxane. Esferas ou campos de atividade humana? Verbete. Glossário CEALE: termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. ISBN: 978-85-8007-079-8. Belo Horizonte, MG: FAE-CEALE/UFMG, 2014. Disponível em: < http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana >. Acesso em: 12 ago. 2018.
RUÉ, J. Aprender com autonomia no ensino superior. In: ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. p. 157-176.
SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SILVEIRA, Regina Lúcia Barros Leal da. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Ibero Americana de Educacion, (ISSN: 1681-5653), 2005. Disponível em: < https://rieoei.org/historico/deloslectores/1106Barros.pdf >. Acesso em: 12 ago. 2018.
STEFANELLI, Maguida Costa. Plano de unidade didática de assistência de Enfermagem a pacientes submetidos a tratamentos psiquiátricos. Rev. Esc. Enf. USP, 0(3): p. 355-367, 1976. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v10n3/0080-6234-reeusp-10-3-355.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TORRES, Érica da Cruz. Planejamento em educação. 2005. 42 f. Monografia (Especialização em Docência do Ensino Superior) – Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, Artmed, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).