Atividades investigativas desenvolvidas com estudantes de 7° e 9° anos do Ensino Fundamental envolvendo as concepções da Álgebra
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p35-50Parole chiave:
Investigação Matemática, Ensino Fundamental, concepções algébricasAbstract
Neste trabalho apresentam-se resultados decorrentes de uma prática realizada com alunos de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, com o intuito de analisar estratégias evidenciadas por estudantes de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental quando estes operam com atividades investigativas envolvendo o conteúdo da álgebra. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho estiveram alicerçados nas ideias de Usiskin (1995) quanto às concepções algébricas; e, Ponte, Brocardo e Oliveira (2009) na Investigação Matemática. Os dados foram obtidos por meio de gravações de áudio, diário de campo do professor e estudantes. Salienta-se que os estudantes tiveram momentos de autonomia, formulando diferentes estratégias acerca de atividades investigativas.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).