As condições do trabalho docente no contexto de disputas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17877Palavras-chave:
Trabalho docente, precarização., Escola Pública, PandemiaResumo
Os dilemas da profissão docente, resultantes da complexa arena social, geram a precarização do trabalho e dificultam as múltiplas ações que são exigidas pela função. O objetivo da pesquisa foi analisar as condições do trabalho docente em tempos de pandemia na rede pública municipal de educação de Maceió, Alagoas, Brasil. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa e, como técnica, a pesquisa exploratória. Como coleta de dados, utilizou-se o questionário, via Google Forms, com os professores da rede pública municipal de Maceió. Os principais resultados apontaram que os profissionais estiveram inseridos em um contexto de intensificação do trabalho e suas atividades foram permeadas por problemáticas educacionais, em decorrência da falta de estruturas tecnológicas para o desenvolvimento das práticas educativas, bem como resultado das desigualdades sociais.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, 1996.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 22 de abril de 2020. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acesso em 12 de mar. de 2021.
DEMO, P. Política Social, Educação e Cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1994.
GONÇALVES, M. E. S. et al. O Mundo do Trabalho de Professoras Universitárias em Tempos de Crises Sanitária e Societal. In: UCHOA, A. M. C.; SENA, I. P. F. S.; GONÇALVES, M. E. S. (Orgs.). Diálogos críticos: EAD, Atividades remotas e o ensino doméstico: cadê a escola? Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. tradução, Ruy Jungmann; consultoria, Renato Lessa. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
MARTINS, C. O que é política educacional. São Paulo: Brasiliense, 1994.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614.pdf . Acesso em 11 de mar. de 2021.
OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA JUNIOR, E. Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, D. A.; POCHMANN, M. (Orgs.). A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Positiva, 2020.
POCHMANN, M. Os trabalhadores na regressão neoliberal. In: OLIVEIRA, D. A.; POCHMANN, M. (Orgs.). A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Positiva, 2020.
PRAUN, L. A Espiral da Destruição: legado neoliberal, pandemia e precarização do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 1-8, 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300306. Acesso em: 10 de mar. 2021.
SANTOS NETO, A. B.; ARAUJO, L. M. F. Ensino a Distância (EaD) e destruição da Universidade Pública. Universidade e Sociedade, ano 31, n. 67, p. 22-35, jan. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/66ab954ec8f021a1b9ee3f68b131266d_1611672555.pdf. Acesso em: 9 de mar. 2021.
SANTOS, A. H. S,; JAKOSEN, K. A. O trabalho nas atuais transformações da globalização capitalista. In: OLIVEIRA, D. A.; POCHMANN, M. (Orgs.). A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Positiva, 2020.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, ano 31, n. 67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/66ab954ec8f021a1b9ee3f68b131266d_1611672555.pdf. Acesso em: 9 de mar. 2021.
SENA, I. P. F. S. A Escola, os Professores e as Tecnologias Digitais: saindo do labirinto das teorias a serviço do capital para uma perspectiva crítico-superadora. In: UCHOA, A. M. C.; SENA, I. P. F. S.; GONÇALVES, M. E. S. (Orgs.) Diálogos críticos: EAD, Atividades remotas e o ensino doméstico: cadê a escola? Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
SOUZA, D. O. As dimensões da precarização do trabalho em face da pandemia de Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198177462021000100501&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 11 de mar. 2021
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. São Paulo: Autêntica, 2015.
YAZBEK, M.C.; RAICHELIS, R.; SANT’ANA, R. Questão social, trabalho e crise em tempos de pandemia. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 138, p. 207-213, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010166282020000200207. Acesso em 11 de mar. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).