Reflexões sobre as práticas pedagógicas inclusivas e o IDEB
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p378-400Palabras clave:
Avaliação, Práticas pedagógicas, Educação inclusivaResumen
No cenário nacional, a matrícula e permanência dos estudantes público-alvo da educação especial nos sistemas de ensino é uma realidade. No entanto, não é possível dizer o mesmo com relação a eficácia dos serviços ofertados a este público. Neste sentido, o presente estudo verificou o reflexo das práticas pedagógicas inclusivas nos resultados das avaliações externas do município de Bauru/SP. Para isso, aplicou-se o questionário Index para a inclusão, com o intuito de verificar as práticas pedagógicas inclusivas dos docentes, que depois, foram confrontados com os últimos dados do Ideb. Constatou-se que, embora os índices gerais do município sejam positivos, os resultados individuais não caminham no mesmo sentido, inferindo que algumas práticas pedagógicas não se traduzem em avanços efetivos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).