Apresentação – Dossiê "Complexidade, tessituras educacionais e poética transdisciplinar"
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36pi-iiiPalavras-chave:
Transdisciplinariedade, Educação, ComplexidadeResumo
O Dossiê ‘Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar’ tem por objetivo reunir publicações vinculadas a área da educação que dialoguem com a Epistemologia da Complexidade e as obras de Edgar Morin. Pesquisas, problematizações e projetos que apresentem tessituras educacionais e poéticas transdisciplinares por meio de artigos, debates, resenhas e entrevistas (consultar normas da Revista). A Epistemologia da Complexidade convidou o verbo ‘pensar’ para o desafio de produzir um tipo de ação articuladora, uma vez que ‘pensar complexo’ aponta para o desafio de religar saberes, produzir compreensões multidimensionais sobre o ser humano e a realidade e, assim, impulsionar reformas no estilo de vida do cidadão planetário na Terra-Pátria. A imaginação e a criatividade humana foram desafiadas a construir vias educativas transdisciplinares, sendo estas complementares e coexistentes à abordagem disciplinar e as perspectivas formativas consolidadas. Edgar Morin nos convida a refletir sobre a formação humana na era planetária, com o desafio paradigmático de promover reforma do pensamento e da ação e, assim, possibilitar a formação de cabeças bem-feitas com potencialidade para ensinar a viver. Aponta sete saberes necessários à educação do presente, do futuro e para a construção de outras vias para a humanidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).