Governamentalidade, Prova Brasil e Governo das Infâncias em uma escola pública de São Miguel dos Campos/AL

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15255

Mots-clés :

Governamentalidade, Escola Pública, Crianças, Prova Brasil

Résumé

Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em uma escola pública da zona urbana do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. O objetivo deste trabalho foi observar a participação das crianças na Prova Brasil e o governo das infâncias exercido pela escola para o alcance de metas. Os resultados apontam uma sujeição e auto responsabilização das crianças pelos resultados da Prova Brasil através de discursos tidos como verdades, formando subjetividades para atender a uma racionalidade política do estado governamentalizado, alinhadas aos fins do ranqueamento do IDEB.

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Karla de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada em Pedagogia , Especialista em Gestão Escolar, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É membro dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Atividade Docente e Subjetividade e Educação e Relações Étnico-Raciais (ERER). Dedica-se ao estudo/pesquisa nas seguintes áreas: Currículo, Diversidade Cultural , Relações Étnico-Raciais, Educação de Jovens e Adultos , Gestão Educacional e Políticas Públicas. 

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas

Professora Titular

Programa de Pós-Graduação em Educação - Centro de Educação

Universidade Federal de Alagoas

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Publié-e

2023-05-25

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SANTOS, Karla de Oliveira; PIZZI, Laura Cristina Vieira. Governamentalidade, Prova Brasil e Governo das Infâncias em uma escola pública de São Miguel dos Campos/AL. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15255, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15255. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15255. Acesso em: 22 déc. 2024.

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