Os desafios dos gestores na Escola Estadual de Tempo Integral no Município de São Raimundo Nonato/PI

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p71-88

Mots-clés :

Política educacional. Educação em Tempo Integral. Gestores Escolares.

Résumé

A pesquisa teve como objetivo apresentar os desafios dos gestores escolares (diretor e coordenador pedagógico) na escola estadual de tempo integral no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. A metodologia desenvolvida esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo como técnica de pesquisa o estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os participantes. Os principais resultados apontaram que: a) a estrutura da escola ainda não está nos parâmetros ideais para o atendimento de estudantes à escola em tempo integral; b) Os professores que trabalham na escola têm formação específica em sua área, favorecendo o processo pedagógico na relação ensino e aprendizagem; c) há um pequeno número de estudantes que não se adaptam à realidade da escola em tempo integral e acabam desistindo; e, por fim, d) são necessários maiores investimentos financeiros, por parte do Estado, para a concretização da escola em tempo integral, a qual possa cumprir todas as suas especificidades.

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Bibliographies de l'auteur-e

Givanildo da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professor Asssistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato/PI.

Welson Dias de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduando do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato/PI.

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Publié-e

2018-08-31

Comment citer

SILVA, Givanildo da; OLIVEIRA, Welson Dias de. Os desafios dos gestores na Escola Estadual de Tempo Integral no Município de São Raimundo Nonato/PI. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 71–88, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p71-88. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4995. Acesso em: 16 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

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