A equidade existe na matemática?
A inclusão de um estudante com TEA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17275Parole chiave:
Equidade, Educação matemática inclusiva, Transtorno do espectro autistaAbstract
In questo articolo, analizziamo come si verifica l'inclusione di un aluno con TEA in una sala dell'aula regolare, senza un aspetto fondamentale. Lo studio è un resoconto della tesi di laurea e consiste in una metodologia di indagine sullo studio del caso, utilizzando interviste, registrazioni audio e video e osservazioni dei partecipanti. Analizziamo il processo di inclusione scolastico di un aluno con TEA nella prospettiva dell'equidade. Concludiamo che è necessario coinvolgere i professori nel compito per includere tutti gli studenti e lavorare con le risorse didattiche nelle aule di matematica e che è necessario anche conoscere il livello reale di conoscenza dell'alunno e cercare di apprendere le idee che l'alunno possiede, rispettando anche lui forma come l'aluno pensa e vedi la matematica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOALER, J. Promoting ‘relational equity’ and high mathematics achievement through an innovative mixed‐ ability approach. British Educational Research Journal, Oxfordshire, v. 34, n. 2, p. 167-194, 2008.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
DALVANG, T. THe COmpass model: Apossible tool for dialogue,reasoning and understanding the situationin which learnes experience difficulties in mathematics education. Mexico: ICME 11, 2008).
DINIZ, Debora. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2008.
FARIAS, J. A. F; SANTOS, R. M. B. Proposição de ações metodológicas para inserção das Dimensões de equidade nas aulas de matemática. ReBECEM: Revista Brasileira de Ensino em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, (PR), v. 2, n. 3, p. 387-410, dez. 2018.
GERVASONI, A.; LINDENSKOV, L. Students with ‘Special rights’ for Mathematics Education In: ATWETH, B. et al. Mapping Equity and Quality in Mathematics Education. New York: Springer, 2011.
GUTIÉRREZ, R. Context matters: how should we conceptualize equity in mathematics education? In: EISENMANN, B. H. et al. (Eds.). Equity in discourse for mathematics education. Dordrecht: Springer, 2012. p. 17-33.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Mathias Lambert. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
FERREIRA, M. E. C. GUIMARÃES, M. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003
JOAS, Hans. A sacralidade da pessoa: nova genealogia dos direitos humanos. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
KRANZ, C. R. Os jogos com regras na perspectiva do desenho universal: contribuições à educação matemática inclusiva. 2014. 290f. Tese (Doutorado em educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2014.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.
SOUSA, José Jorge de. Mediação lúdica no transtorno do espectro autista: Desenvolvimento de conceitos científicos algébricos. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).